sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

54% DAS OBRAS PARA A COPA

... AINDA NÃO FORAM LICITADAS
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Faltando pouco mais de dois anos  para o início da Copa de 2014 no Brasil,
54% das obras de transporte (urbano e aeroportos) previstas para o evento
 ainda não foram licitadas.
Quem avisa é o A informação Tribunal de Contas da União em relatório.

A situação das obras de transporte urbano foi classificada de "preocupante".
Até agora, de 49 construções de BRT (corredores de ônibus), VLT e rodovias,
24 não foram licitadas e só quatro receberam algum recurso dos
empréstimos previstos. Estas obras são de responsabilidade dos estados
 e municípios que vão sediar o evento e financiadas pelo governo federal.

Já no caso dos aeroportos, o TCU informa que são previstas 32 intervenções
 em 13 aeroportos. Dessas obras, 20 não foram licitadas, sete estão em execução
 e uma está pronta. Nos aeroportos, a situação foi considerada de alerta,
 mas é menos preocupante que as de transporte urbano. Isso porque vários projetos
 já estão com licitação marcada e o TCU verificou melhora na gestão da Infraero.

Além dos problemas de transporte, o relatório aponta preocupações com
 as obras de portos. Nenhuma foi iniciada porque os oito projetos ainda estão
em licitação. Há também temor com os projetos de urbanização das áreas
 ao redor dos estádios. Em oito cidades, essas intervenções serão feitas
 pelo poder público local. Nenhuma está licitada. Em muitos casos não se sabe
 o custo e não há sequer projetos prontos.

O TCU emitiu alerta sobre os problemas identificados para vários órgãos
 do governo e determinou que o ministério do Esporte inclua os valores
 dos projetos de urbanização na Matriz de Responsabilidade da Copa
(documento que mostra os custos do evento). Mesmo sem a inclusão desses custos,
 o valor total da matriz já pulou de R$ 22 bilhões para R$ 27 bilhões em 20 meses.

O governo também foi alertado de que está atrasado com a chamada 2ª etapa
 da Matriz. Segundo o Planejamento, até junho deste ano os ministérios deveriam
 incluir custos de projetos de telecomunicações, segurança, saúde na Matriz,
o que não aconteceu.

A situação dos estádios foi classificada como adequada pelo TCU.
Segundo o órgão, as fiscalizações preventivas do TCU fizeram
com que os custos previstos de seis projetos da Copa fossem reduzidos
 em R$ 451 milhões sem a necessidade de paralisar as obras.(FSP)

Isso e outras notícias sobre economia
no blog de Armando Avena
                         http://www.bahiaeconomica.com.br/index.html
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