segunda-feira, 27 de junho de 2011

RETALHOS 44

O jornal A Tarde divulgou uma notícia alarmante a respeito do Hotel Convento do Carmo, no centro histórico de Salvador que acumula desde 2005 um prejuízo de R$10,7 milhões.  Vamos enfrentar a realidade? A decoração é de um mau gosto constrangedor. A comida do restaurante é um insulto à gastronomia portuguesa, os apartamentos não têm a mínima identidade com o belo monumento e os banheiros têm o charme discreto de uma sauna decadente. Os clientes reclamam do cheiro a mofo e os porteiros barram a entrada de qualquer um que não seja hospedado. Foi assim que um jornalista francês do Le Monde, que veio em 2009 entrevistar Lula em Brasília, teve negado o acesso ao bar, sob o pretexto de que estavam preparando um evento. E, apesar do preço ostensivo de R$2600, 00 a diária, praticamente ninguém, fora a recepção, fala inglês ou qualquer outra língua. Se fechar será um desastre para todo o centro histórico.

Muito bonita a decoração junina do Pelourinho. Conservando os temas tradicionais, o projeto teve o cuidado de não interferir na visibilidade dos monumentos. Pela primeira vez, não houve agressão à perspectiva do cruzeiro de São Francisco. Infelizmente, o que não muda nunca é o excesso de decibéis. As vibrações são tão fortes que os vidros das casas tremem, prontos para cair na rua. A fábrica de surdos continua a todo vapor. Que pena!
 
O artigo de Mary Weinstein sobre o solar do barão de Rio Real em Nazaré colocou mais uma vez o dedo na ferida que nunca cicatriza: a inoperância do Iphan. Excesso de burocracia e carência de pessoal competente não justificam o desrespeito à memória material e imaterial. A total falta de fiscais atuantes e, provavelmente, o fraco poder de intervenção, são algumas das características desse obsoleto órgão. Permite a adulteração dos imóveis do Comércio (Hotel Hilton, um escândalo), a mudança de volumetria (em pleno Largo do Carmo) e de fachadas no bairro de Santo Antônio, a impermeabilização da encosta, o abuso de cores acrílicas e o excesso de decibéis gerando vibrações que desestabilizam casarios e monumentos. Mas ai de quem ousa transformar seu quintal em jardim! Terá que agüentar uma comissão de indignados fiscais exigindo projeto paisagístico e até lista das plantinhas! Em compensação os mesmos deixam colocar uma cajazeira junto à igreja barroca do Boqueirão, com evidente perigo para as construções vizinhas. Desde a Semana de Arte Moderna e o pensamento de Mário de Andrade já se passaram uns noventa anos. Que tal repensar o Iphan? Por enquanto não passa de um cabide de empregos.

Será que em outros bairros é melhor? A prefeitura pede para os moradores colocarem seu lixo na calçada antes das 19:00, mas, no bairro de Santo Antônio, a caçamba nunca passa antes das 7:00 do dia seguinte, deixando ratos e bactérias fazerem a festa noite adentro.

Grandes mudanças no centro histórico: No Escritório de Referências, a Beatriz Lima cedeu a poltrona. Do Pelourinho Cultura, a Ivanna Soutto sumiu – finalmente - e da prefeitura nos livramos do barbudinho espertinho Leal. Ninguém sabe o porquê da nomeação destas três figuras que, ao longo dos anos, em nada mudaram a decadência do bairro.

E nós queremos saber onde estão os dois leões que ornamentavam a fachada azulejada da casa de oitão da ladeira dos Aflitos. Já nos anos 90 um morador inconformado tinha denunciado o sumiço destas peças de cerâmica do Porto, vendidas, ao que parece, pelas freiras que lá mantinham uma casa de repouso. Os leões foram recuperados. E agora, não é que eles sumiram de novo?! Lembramos que este edifício foi tombado pelo Ipac em 1979. Vai tombar mesmo, em breve...

A Perini nunca foi nenhuma Fauchon. Mas, quando vendida a uma empresa chilena, a qualidade começou a cair de forma abismal. Desde o atendimento desmotivado até os chocolates para lá de ruins. Assim não dá! Já passou hora de outros concorrentes aparecerem.   

Todos sabem que, quanto mais sangue no jornal, mais ele vende. Mas é tão gostoso poder ler alguma notícia positiva! Como, por exemplo, o título “Comunidade celebra vitória ambiental”. Em Tabua, a 658 km de Salvador, os moradores se uniram contra a instalação de carvoarias, foram todos juntos derrubá-las e desta forma preservaram a mata local e as nascentes do riacho Tabua. Com a benção do bispo de Barreiras, dom Josafá Menezes. Esta é a igreja e a sociedade que todos nós queremos: engajadas.

File:Hallstatt 001.jpg
A China, que tem sobre o resto do mundo um estranho olhar - mas o resto do mundo não tem também uma visão altamente subjetiva desta milenar cultura? - resolveu copiar casa por casa o vilarejo austríaco de Hallstatt, considerado patrimônio mundial pela Unesco. Será que algum dia os chineses irão se lembrar de reproduzir o Pelourinho? Talvez esta seja a salvação de nosso centro histórico.

Foi preciso a queda de um helicóptero e a conseqüente morte de sete pessoas, para levantar um cantinho da cortina de fumaça que envolve as ligações, perigosas e proveitosas, entre o poder financeiro e a política. Quais são exatamente os laços entre Sérgio Cabral, Eike Batista, as Forças Armadas e Fernando Cavendish, dono de um resort para poucos eleitos? A única que nada tinha a ver com a valsa dos bilhões era a humilde babá, já enterrada e esquecida. É provável que toda suspeita seja também enterrada, ou até cremada, ainda mais depressa.

Nada contra as espadas de Cruz das Almas. Cada um tem todo direito de se queimar e até mesmo de  ter uma mão amputada. Mas acho que não pode ser às custas do erário público. As vítimas voluntárias que paguem os gastos em hospitais particulares. Eu não mereço ver meus sofridos impostos irem para o ralo da deficiente saúde pública, para pagarem os gastos desses suicidas.

A novela Coração Insensato está ficando do tipo “Mais água no feijão”. Não existe um só personagem com caráter. A Norma (Gloria Pires) tinha começado como uma coitada que pretendia se vingar de um cafajeste. Está virando uma banal assassina e os outros não valem mais. Cada dia traz alguma sujeira inventada nas coxas só para conseguir manter a audiência durante longos meses. Assim não dá. Desisto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails