GILBERTO OLIVEIRA SANTOS
Dimitri,
amigo,
Com referência ao seu blog de 05.6.2014, o item TANGO traz
dois erros de informação que, se você me permite, farei a correção com um breve
histórico. De início, há uma nota dizendo que o autor é Geraldo Rodriguez, que
ele escreveu aos 17 anos e vendeu por 20 pesos uruguaios. Quem escreveu deveria
estar se referindo ao tango LA CUMPARSITA, porém o tango executado é EL CHOCLO,
De ÁngelVilloldo.
La Cumparsita foi
escrito em 1916 por GERARDO HERNÁN MATOS RODRÍGUEZ, então com 16 anos, visto
que seus biógrafos dizem ter ele nascido em 1900, embora o “Anuariodel Tango”
registre 1900 e 28.3.1897. O que não se tem dúvidas é que faleceu em 25.4.1948
em Montevideu, cidade em que havia nascido. Pianista e compositor, ele também
esteve vinculado ao cinema e ao teatro e foi cônsul uruguaio na Alemanha, na
cidade de Bremen. O mundo o conhece por essa composição, mas também escreveu
outros temas destacando-se Che papusaoí, La muchacha del circo, Canto por no
llorar, Mocosita etc. Em 11.10.1923 estreou profissionalmente executando ao
piano a sua obra prima.
Inicialmente La
Cumparsita era uma marcha que ele compôs para homenagear o colégio onde
estudava, porém cometeu algumas falhas por ser muito jovem. Naquela época, o
tango começava a ganhar espaço fora de Buenos Aires e um maestro argentino de
nome Roberto Firpo passou a fazer sucesso no Uruguai com um quarteto. Matos
Rodríguez dirigiu-se a ele após o espetáculo e lhe pediu para efetuar algumas
correções transformando a marcha em tango. Firpo, pianista de grande experiência,
pediu que ele retornasse na noite seguinte quando tocou sua peça com muito
aplauso.
E assim nasceu La
Cumparsita com as correções de Roberto Firpo, que ainda acrescentou a primeira
parte, visto que a música estava “capenga” (Neste particular Piazzolla fazia
gozações ao ver tanto sucesso numa música que tinha defeitos). Mas por incrível
que pareça o tango mais popular é também o mais confuso com fatos que dariam
para encher um livro. De início, o garoto vendeu a partitura para uma editora
de registros fonográficos por 12 pesos, o que lhe ensejou motivos para entrar
na Justiça anos depois buscando recuperá-la visto que era menor de idade quando
efetuou a transação.
Em 1923 o primeiro grande poeta do tango, Pascual Contursi,
colocou letra e trocou o nome com as palavras iniciais “Si supieras”. Junto com
Enrique Maroni, homem, de teatro, lançou uma peça teatral com aquele título. O
sucesso teatral foi grande e quando Francisco Canaro apresentou sua orquestra
em Paris Matos Rodríguez, que passou a viver na Europa, foi assisti-lo e ouviu
o maestro anunciar “Si Supieras” executando sua composição. Logo que o conjunto
deu os primeiros compassos o autor protestou gritando que “este tango é meu”,
tumultuando o ambiente. Ele protestava pela omissão de seu nome e porque não
havia escrito nenhuma letra.
(SEGUE)
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