terça-feira, 24 de junho de 2014

UNESCO: TANGO...






https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d80861bad9&view=att&th=146cb632263824d2&attid=0.1&disp=safe&zw


O tango é, desde 2009, Patrimônio Imaterial da Humanidade. A decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), tomada durante uma convenção em Abu Dhabi, garante a proteção deste tipo de música e dança da zona do Rio da Prata, na América Latina.
A candidatura foi apresentada em conjunto pela Argentina e o Uruguai, e os dois países deverão agora adoptar medidas para promover e proteger o tango - para isso já apresentaram uma série de projetos que exigirão um investimento de um milhão de dólares, adianta a AFP.
A Unesco tem vindo a promover, a par do patrimônio material (monumentos e lugares naturais), a proteção do chamado patrimônio imaterial, que reúne práticas e conhecimentos que caracterizam as culturas de determinados grupos ou comunidades e que se manifestam, por exemplo, em expressões orais, artes do espetáculo, rituais ou festas tradicionais. Um dos objetivos é preservar práticas deste tipo que estejam ameaçadas de degradação ou desaparecimento.
Portugal está também a preparar uma candidatura do fado a Patrimônio Imaterial da Humanidade, e o facto de o tango já ter conquistado este estatuto pode ser uma boa notícia.
O tango nasceu no início do século XX quando muitos imigrantes europeus começaram a chegar ao Rio de La Plata. A tradição, que surgiu nos meios populares de Buenos Aires e Montevidéu, alargou-se e a dança e a música são hoje conhecidas em todo o mundo e têm núcleos de fãs por todo o lado.
A notícia da classificação do tango foi recebida com muito entusiasmo na Argentina e no Uruguai e os dois países estão a preparar-se para um fim-de-semana de festejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails