segunda-feira, 9 de junho de 2014

LA CUMPARSITA (II)

gilberto oliveira santos

O desentendimento parou quando o maestro explicou que sua obra estava fazendo muito sucesso nos teatros de Buenos Aires com a inserção de letra que começava dizendo “Si supieras que aun dentro de mi alma...”, daí a mudança do nome. Em 1924, Carlos Gardel gravou o tango com aquele título e aí surgiu nova disputa. O autor não se conformava e apelou para a Justiça, conseguindo retirar das lojas os discos gravados pelo mais famoso cantor de tangos em todos os tempos. E para que não houvesse mais confusão ele próprio escreveu uma letra para seu tango: “La cumparsa de misérias sinfin desfila/ en torno de aquel ser enfermo que pronto há de morir de pena...” letra esta que culminaria em grande sucesso quando o pianista Alfredo De Angelis com sua orquestra efetuou uma gravação em 03.6.1944, com Néstor Rodi recitando magnificamente. 


O grande tenor italiano Tito Schippa, já havia honrado o autor gravando sua composição (letra e música) quando visitou Buenos Aires, na década de 1930.
   O compositor ainda disputou na Justiça seus direitos autorais devido à divulgação da primeira letra posta em seu tango, mas morreu antes que saísse a sentença com um final que favorecia os três autores. Assim, o mais famoso tango do mundo tem uma história cheia de problemas desde o início. Apenas Roberto Firpo fez modificações favorecendo o autor sem auferir nenhum lucro, distinguindo-se pela correção do manuscrito e divulgação de La Cumparsita. E para completar sua história, a primeira gravação desse tango, por incrível que pareça, foi realizada nos Estados Unidos e por obra do acaso.



Na década de 1910 diversos músicos argentinos começaram a viajar para a Europa e Estados Unidos em busca de sucesso divulgando o novo ritmo que se impunha por toda parte, sobretudo em Paris, onde subiu dos bas-fonds para a sociedade e retornou a Buenos Aires como um rei. 


Um deles foi Alberto Alonso, pianista, que, junto a Fioravanti Di Cicco (bandoneonista apelidado Minotto) formou a orquestra Alonso-Minotto e em 1917 a dupla seguiu para Atlanta, nos Estados Unidos. Naquela época o disco continha apenas duas gravações, uma em cada face, e quando eles perceberam o total viram que faltava uma peça apara completar um disco. Por um feliz acaso lá estava a partitura de La Cumparsita, que, para quebrar o galho, foi gravada. 
Eta tango cheio de história! É um caso para estudo...



Um comentário:

  1. Muito interessante e elucidativa a história deste lindo tango. A outra letra recitada só conheci agora quando procurei no Youtube por uma gravação com a segunda letra.

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