Discurso do escritor brasileiro Luiz Ruffato na
abertura da Feira do Livro de Frankfurt:
"O que significa ser escritor num país situado na
periferia do mundo, um lugar onde o termo capitalismo selvagem definitivamente
não é uma metáfora? Para mim, escrever é compromisso. Não há como renunciar ao
fato de habitar os limiares do século 21, de escrever em português, de viver em
um território chamado Brasil. Fala-se em globalização, mas as fronteiras caíram
para as mercadorias, não para o trânsito das pessoas. Proclamar nossa
singularidade é uma forma de resistir à tentativa autoritária de aplainar as
diferenças.
O maior dilema do ser humano em todos os tempos tem
sido exatamente esse, o de lidar com a dicotomia eu-outro. Porque, embora a
afirmação de nossa subjetividade se verifique através do reconhecimento do
outro --é a alteridade que nos confere o sentido de existir--, o outro é também
aquele que pode nos aniquilar... E se a Humanidade se edifica neste movimento
pendular entre agregação e dispersão, a história do Brasil vem sendo alicerçada
quase que exclusivamente na negação explícita do outro, por meio da violência e
da indiferença.
Nascemos sob a égide do genocídio. Dos quatro milhões
de índios que existiam em 1500, restam hoje cerca de 900 mil, parte deles
vivendo em condições miseráveis em assentamentos de beira de estrada ou até
mesmo em favelas nas grandes cidades. Avoca-se sempre, como signo da tolerância
nacional, a chamada democracia racial brasileira, mito corrente de que não
teria havido dizimação, mas assimilação dos autóctones. Esse eufemismo, no
entanto, serve apenas para acobertar um fato indiscutível: se nossa população é
mestiça, deve-se ao cruzamento de homens europeus com mulheres indígenas ou
africanas - ou seja, a assimilação se deu através do estupro das nativas e
negras pelos colonizadores brancos.
Até meados do século 19, cinco milhões de africanos
negros foram aprisionados e levados à força para o Brasil. Quando, em 1888, foi
abolida a escravatura, não houve qualquer esforço no sentido de possibilitar
condições dignas aos ex-cativos. Assim, até hoje, 125 anos depois, a grande
maioria dos afrodescendentes continua confinada à base da pirâmide social:
raramente são vistos entre médicos, dentistas, advogados, engenheiros,
executivos, jornalistas, artistas plásticos, cineastas, escritores.
Invisível, acuada por baixos salários e destituída das
prerrogativas primárias da cidadania --moradia, transporte, lazer, educação e
saúde de qualidade--, a maior parte dos brasileiros sempre foi peça descartável
na engrenagem que movimenta a economia: 75% de toda a riqueza encontra-se nas
mãos de 10% da população branca e apenas 46 mil pessoas possuem metade das
terras do país. Historicamente habituados a termos apenas deveres, nunca
direitos, sucumbimos numa estranha sensação de não pertencimento: no Brasil, o
que é de todos não é de ninguém...
Convivendo com uma terrível sensação de impunidade, já
que a cadeia só funciona para quem não tem dinheiro para pagar bons advogados,
a intolerância emerge. Aquele que, no desamparo de uma vida à margem, não tem o
estatuto de ser humano reconhecido pela sociedade, reage com relação ao outro
recusando-lhe também esse estatuto. Como não enxergamos o outro, o outro não
nos vê. E assim acumulamos nossos ódios --o semelhante torna-se o inimigo.
A taxa de homicídios no Brasil chega a 20 assassinatos
por grupo de 100 mil habitantes, o que equivale a 37 mil pessoas mortas por
ano, número três vezes maior que a média mundial. E quem mais está exposto à
violência não são os ricos que se enclausuram atrás dos muros altos de
condomínios fechados, protegidos por cercas elétricas, segurança privada e
vigilância eletrônica, mas os pobres confinados em favelas e bairros de
periferia, à mercê de narcotraficantes e policiais corruptos.
Machistas, ocupamos o vergonhoso sétimo lugar entre os
países com maior número de vítimas de violência doméstica, com um saldo, na
última década, de 45 mil mulheres assassinadas. Covardes, em 2012 acumulamos
mais de 120 mil denúncias de maus-tratos contra crianças e adolescentes. E é
sabido que, tanto em relação às mulheres quanto às crianças e adolescentes,
esses números são sempre subestimados.
Hipócritas, os casos de intolerância em relação à
orientação sexual revelam, exemplarmente, a nossa natureza. O local onde se
realiza a mais importante parada gay do mundo, que chega a reunir mais de três
milhões de participantes, a Avenida Paulista, em São Paulo, é o mesmo que
concentra o maior número de ataques homofóbicos da cidade.
E aqui tocamos num ponto nevrálgico: não é coincidência
que a população carcerária brasileira, cerca de 550 mil pessoas, seja formada
primordialmente por jovens entre 18 e 34 anos, pobres, negros e com baixa
instrução.
O sistema de ensino vem sendo ao longo da história um
dos mecanismos mais eficazes de manutenção do abismo entre ricos e pobres.
Ocupamos os últimos lugares no ranking que avalia o desempenho escolar no
mundo: cerca de 9% da população permanece analfabeta e 20% são classificados
como analfabetos funcionais --ou seja, um em cada três brasileiros adultos não
tem capacidade de ler e interpretar os textos mais simples.
A perpetuação da ignorância como instrumento de
dominação, marca registrada da elite que permaneceu no poder até muito
recentemente, pode ser mensurada. O mercado editorial brasileiro movimenta
anualmente em torno de 2,2 bilhões de dólares, sendo que 35% deste total
representam compras pelo governo federal, destinadas a alimentar bibliotecas
públicas e escolares. No entanto, continuamos lendo pouco, em média menos de
quatro títulos por ano, e no país inteiro há somente uma livraria para cada 63
mil habitantes, ainda assim concentradas nas capitais e grandes cidades do
interior.
Mas, temos avançado.
A maior vitória da minha geração foi o restabelecimento
da democracia - são 28 anos ininterruptos, pouco, é verdade, mas trata-se do
período mais extenso de vigência do estado de direito em toda a história do
Brasil. Com a estabilidade política e econômica, vimos acumulando conquistas
sociais desde o fim da ditadura militar, sendo a mais significativa, sem dúvida
alguma, a expressiva diminuição da miséria: um número impressionante de 42
milhões de pessoas ascenderam socialmente na última década. Inegável, ainda, a
importância da implementação de mecanismos de transferência de renda, como as
bolsas-família, ou de inclusão, como as cotas raciais para ingresso nas
universidades públicas.
Infelizmente, no entanto, apesar de todos os esforços,
é imenso o peso do nosso legado de 500 anos de desmandos. Continuamos a ser um país
onde moradia, educação, saúde, cultura e lazer não são direitos de todos, mas
privilégios de alguns. Em que a faculdade de ir e vir, a qualquer tempo e a
qualquer hora, não pode ser exercida, porque faltam condições de segurança
pública. Em que mesmo a necessidade de trabalhar, em troca de um salário mínimo
equivalente a cerca de 300 dólares mensais, esbarra em dificuldades elementares
como a falta de transporte adequado. Em que o respeito ao meio-ambiente
inexiste. Em que nos acostumamos todos a burlar as leis.
Nós somos um país paradoxal.
Ora o Brasil surge como uma região exótica, de praias
paradisíacas, florestas edênicas, carnaval, capoeira e futebol; ora como um
lugar execrável, de violência urbana, exploração da prostituição infantil,
desrespeito aos direitos humanos e desdém pela natureza. Ora festejado como um
dos países mais bem preparados para ocupar o lugar de protagonista no mundo
--amplos recursos naturais, agricultura, pecuária e indústria diversificadas,
enorme potencial de crescimento de produção e consumo; ora destinado a um
eterno papel acessório, de fornecedor de matéria-prima e produtos fabricados
com mão de obra barata, por falta de competência para gerir a própria riqueza.
Agora, somos a sétima economia do planeta. E
permanecemos em terceiro lugar entre os mais desiguais entre todos...
Volto, então, à pergunta inicial: o que significa
habitar essa região situada na periferia do mundo, escrever em português para
leitores quase inexistentes, lutar, enfim, todos os dias, para construir, em
meio a adversidades, um sentido para a vida?
Eu acredito, talvez até ingenuamente, no papel
transformador da literatura. Filho de uma lavadeira analfabeta e um pipoqueiro
semianalfabeto, eu mesmo pipoqueiro, caixeiro de botequim, balconista de
armarinho, operário têxtil, torneiro-mecânico, gerente de lanchonete, tive meu
destino modificado pelo contato, embora fortuito, com os livros. E se a leitura
de um livro pode alterar o rumo da vida de uma pessoa, e sendo a sociedade
feita de pessoas, então a literatura pode mudar a sociedade. Em nossos tempos,
de exacerbado apego ao narcisismo e extremado culto ao individualismo, aquele
que nos é estranho, e que por isso deveria nos despertar o fascínio pelo
reconhecimento mútuo, mais que nunca tem sido visto como o que nos ameaça.
Voltamos as costas ao outro --seja ele o imigrante, o pobre, o negro, o
indígena, a mulher, o homossexual-- como tentativa de nos preservar, esquecendo
que assim implodimos a nossa própria condição de existir. Sucumbimos à solidão
e ao egoísmo e nos negamos a nós mesmos. Para me contrapor a isso escrevo:
quero afetar o leitor, modificá-lo, para transformar o mundo. Trata-se de uma
utopia, eu sei, mas me alimento de utopias. Porque penso que o destino último
de todo ser humano deveria ser unicamente esse, o de alcançar a felicidade na
Terra. Aqui e agora."
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