domingo, 24 de junho de 2012

LÁ SE VAI OUTRO CARNAVAL...


Nestes últimos três anos, muito se tem falado e publicado sobre o carnaval de Maragojipe.
Mas quem começou com a divulgação deste evento senão a museóloga Rosa Vieira de Melo e suas insistentes exposições no Ipac? Com recursos próprios e, como sempre, sem o mínimo apoio da prefeitura beneficiada. Confesso que, num primeiro momento, não acreditei no que me parecia uma encenação sem conteúdo, tal a gritante e abismal diferença com aquilo em que se transformou o carnaval de Salvador.
Quanto à pretensa semelhança com Veneza, basta retirar as acadêmicas máscaras de plástico (made in China?) que escondem os rostos em ambos os eventos para acabar com a absurda referência. O nosso nada tem a ver com o italiano, senão pelas origens européias. O que lá é estática sofisticação em excepcional cenário sobre ás ondas escuras do Adriático, aqui é participação, comunhão e enraizada alegria tropical a beira das águas sonolentas do Paraguaçu.
De 2004 a 2010, com o amigo Martial Toussaint du Wast, ele, câmera no ombro, eu, máquina fotográfica a tiracolo, documentamos esta improvável festa. Mais de 2000 fotos ainda tenho. Nos primeiros anos, poucos eram os forasteiros, mais raros os fotógrafos. Fizemos amizades com Patrão, folião mor de Maragojipe e com o grupo GRAMMA, Taj Mahal dos quatro dias de fantasia.
Numa quarta-feira de cinzas, fui falar com o prefeito, sugerindo tombamento como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional. Preferiu o mais modesto registro estadual. Noutra quarta-feira de cinzas, propus ao entusiasmado edil um projeto editorial sobre o mesmo evento. Deve estar, até hoje, mofando na gaveta. Agora o Estado começou a meter sua sempre pesada pata na festa. Agora tem grito de Carnaval, tem escola de samba carioca e Armandinho. Agora tem viagens ás Oropas – ás custas de quem? Amanhã virão Durval Lelys, Claudia Leitttte, arquibancadas e... acabou a autenticidade da deliciosa festa.
A Rosa deveria ter ficado na janela a fazer crochê e eu tomando uma num boteco qualquer em vez de despertarmos os monstros da sociedade de consumo e do turismo de massa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails