Olhando um extrato do “Silêncio” de Ingmar Bergman no blog de André Setaro, não pude evitar a lembrança de “Fina Estampa”, a última novela da TVGlobo onde todos falam e gritam tanto para dizer tão pouco...
Depois de tanta polêmica e tanta prepotência, com até o dedo de Brasília, veja só o que o sempre bem informado Bahia Notícias de Geraldo Vilela publica:
"Bandeira Hilton poderá trocar Salvador por Costa de Sauípe. Enquanto andam a pleno vapor as negociações com a Operadora CVC, a Previ não descarta conversações com a bandeira Hilton. Diante dos problemas acontecidos com a anunciada implantação de um hotel na zona comercial de Salvador, a Hilton poderia assumir um dos hotéis que funcionava com a bandeira Sofitel ( Accor Hospitality) na Costa do Sauípe.O segundo hotel Hilton do Brasil e o primeiro na Bahia com seus 118 apartamentos, ocupará um terreno de 20.000 m² entre a praia de Itacimirim e a foz do Rio Pojuca, com a previsão de começar as obras ainda neste semestre, devendo entrar em operação em junho de 2013. O projeto arquitetônico (...) obedecerá às ações de sustentabilidade e responsabilidade ambiental nos dois andares (térreo, mais um) da construção e de acordo com o padrão construtivo do grupo Hilton.
A negociação entre o Hilton e a incorporadora foi chancelada pela consultoria da Jones Lang La- Salle Hotels, empresa global líder em serviços para investidores na indústria hoteleira, explica Thomas Magnus, sócio-diretor da empresa responsável pela implantação do empreendimento.
O condomínio Les Terrasses, previsto para ser entregue em agosto de 2012, está localizado em terreno de 27.000 m², onde estão sendo construídos: 80 residências de 3 quartos, ampla infraestrutura de circulação interna para carrinhos de golfe, quadra de tênis, piscina/ bar, fitness, espaço gourmet, salão de jogos, salão de festas e estacionamento. Data prevista para a abertura do empreendimento é dezembro de 2013."
Entretanto abandonaram o imóvel de azulejos tombado na Praça Cairu e destruíram dois edifícios do século XIX com características neo-góticas. Alguém se responsabiliza?
"O primeiro Hotel Fasano do Nordeste será implantado na capital baiana. Tombado pelo Patrimônio, o prédio que abrigou o Jornal A Tarde por mais de 50 anos, localizado na Praça Castro Alves, conhecida internacionalmente pelo famoso “encontro dos trios elétricos” no último dia do Carnaval, terá um novo esplendor. O imóvel, que hoje pertence ao grupo espanhol Prima, será transformado em um hotel de luxo, com características próprias e um conceito moderno de administração da rede Fasano, a exemplo dos seus estabelecimentos 5 estrelas no Brasil. O prédio será totalmente revitalizado, com a preservação dos inúmeros elementos decorativos e de valor histórico, obedecendo a um meticuloso planejamento do arquiteto, cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta Isay Weinfeld, que executou outros projetos para a família Fasano no Rio de Janeiro e em São Paulo. Toques de requinte e luxo, decoração compatível, equipamentos de ponta representarão investimentos da ordem de R$ 50 milhões para recuperar as instalações e ampliar a área construída de 4.400m² para abrigar os seus 70 apartamentos de puro design e conforto. Receberá um novo andar sobre a cobertura atual onde será instalada uma piscina com vista total para a Baía de Todos-os-Santos, Forte São Marcelo, Ilha de Itaparica e todo o Centro Histórico de Salvador), além de um mezanino no térreo, aproveitando o pé-direito duplo e a divisão dos andares do subsolo, explica Nilson Nóbrega, CEO da Prima. O volume de intervenções necessárias, dada a situação física do prédio, não interferirá no charme da construção que manterá preservada e valorizada a sua imponente fachada em estilo Art Déco e Art Nouveau. O projeto ainda inclui restaurante, bar, piscina, business center, sala de exercícios, café na varanda da frente do hotel, SPA e loja de conveniência, mais uma filial do Restaurante Gero. Só falta a prefeitura resolver o problema de estacionamento, shows evangélicos e segurança da área. E também pensar numa reformulação da Praça Castro Alves não seria descabido. Mas com o Carneiro dando uma de play-boy nas calçadas de Copacabana, fica difícil...
Para quem receia ligar a televisão aos domingos, existe luz no fim do túnel: é só clicar na TVSenado. No 12 de fevereiro, me deliciei com um excelente documentário sobre a culinária peruana e logo a seguir outro sobre a belíssima Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
O dia 27 de janeiro marca a data da abertura das portas de Auswisch, o mais temível campo de concentração nazista. Cada ano uma cidade de cada país sedia as homenagens ao holocausto. Este ano foi a vez de Salvador. Para o evento estiveram várias personalidades. A presidente Dilma Rousseff encabeçava a lista, juntamente com o Grande Rabino e os embaixadores de França e de Israel. Este último surpreendeu a todos os presentes no Fórum Ruy Barbosa ao declarar que já passava da hora de reconhecer o Estado da Palestina. Missa encomendada (perdão pela piada)? Com certeza. Agora é de se esperar{a} que a intenção não passe de discurso. Quanto à nossa presidente, fez um discurso onde evidenciou a importância dos Direitos Humanos. O dia seguinte embarcava para a ilha de Cuba. Lá o discurso foi diferente...
No holocausto, pouca gente sabe, morreram, além de judeus, ciganos e homossexuais, cento e cinqüenta mil afro-descendentes, cujo único erro foi de estar no lugar errado no momento errado. Além do excesso de melanina...
A notícia da Coelba de se dispor a enterrar toda a fiação do bairro de Santo Antônio logo após o Carnaval ainda não foi esquecida pelos moradores do antigo bairro. É só aguardar para conferir que não se tratava de mais um boato sem fundamento. Não seria a primeira vez...
O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, afirmou que "já está mais do que na hora" de Ricardo Teixeira renunciar à presidência da CBF. Para Damous, por causa da "série de denúncias e suspeitas" sobre a atuação de Teixeira na CBF, ele deve deixar o cargo "em nome da democracia e da ética que devem imperar nas relações esportivas". Ricardo Teixeira, presidente também do COL (Comitê Organizador Local da Copa de 2014), foi nesta sexta-feira para Miami, nos Estados Unidos. A viagem aconteceu em meio a rumores de que poderia deixar ou pedir licença do cargo à frente da entidade que comanda o futebol nacional. Porém, a CBF divulgou em seu site que Ricardo Teixeira voltará a trabalhar na entidade depois do Carnaval.
FASANO: não apenas a Praça Castro Alves deveria ser requalificada, mas toda a região central / histórica - no entorno expandido do edifício A Tarde - pois ali não falta apenas segurança, mas falta manutenção patrimonial e limpeza urbana, além de quesitos mínimos de civilidade com relação ao odor de urina e aos decibéis emitidos pelos eventos /ocorrências carnavalescas e também na Barroquinha.
ResponderExcluirSe esse contexto de selvageria afasta até espectadores do excelente cinema vizinho, será que não afastará os clientes desse pretensioso hotel?
Existirão promessas (do Carneiro - o sátiro do evangelho) que não conhecemos, ou o setor de marketing /novos negócios / expansão do grupo Fasano entende e avalia Salvador por via da mentirosa publicidade governamental?