sexta-feira, 25 de novembro de 2011

UMA BOMBA!

CANSADO DE ASSISTIR AOS DESMANDOS E OUTRAS IRREGULARIDADES QUE ENVOLVEM A EXAGERADAMENTE LONGA RESTAURAÇÃO DA IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO EM CAIRU, O FREI LUCAS DOLLE, COM MUITA CORAGEM, RESOLVEU DENUNCIAR OS ABSURDOS A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DILMA ROUSSEFF.
LEIA ESTE DOCUMENTO EXCLUSIVO!

Cairu – BA, 1º de Novembro de 2011 (Dia de Todos os Santos).
A Sua Excelência
A Doutora Dilma Rousseff
Presidente da República Federativa do Brasil
Palácio do Planalto
Brasília – DF

URGENTE

Referência: pedido de socorro para salvar monumento nacional imerso em irregularidades relativas a obras paralisadas que, promissoramente, estão sob apuração do Ministério Público.

Excelentíssima Senhora Presidente da República,

Há quase 2.000 (dois mil) dias assistimos a ampliação das incertezas referentes à restauração e revitalização do monumento nacional denominado de “Igreja e Convento de Cairu” na Bahia. Imóvel da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil com projeto de resgate aprovado pelo IPHAN e patrocinado pela Petrobrás. Assim, os religiosos e o povo do único município-arquipélago do país desejam uma solução definitiva para essa agonia que, hoje, resulta na suposta aplicação de muitos milhões de reais. Tudo sem que a proporcional realização de obras seja testemunhada pelos cairuenses e por milhares de turistas que nos visitam todos os meses.

Existem, sem dúvida, problemas de gestão da construtora, omissão severa da organização proponente do mecenato e conflito intenso entre esses agentes privados. Eles receberam um voto de confiança dos seus auxiliares de governo, na área da cultura, para realizar esta intervenção de relevante envergadura para a memória do Brasil e, como poderá apurar Vossa Excelência, não souberam honrar tal missão. Existem, também, ações trabalhistas contra os executores das obras, muitas denúncias de ex-trabalhadores e flagrante falta de fiscalização do IPHAN e da Petrobrás que, inclusive, admitem a continuidade de serviços embargados (bens artísticos). Neste contexto absolutamente adverso, surgiu um Inquérito Civil aberto pelo Ministério Público Federal através de Portaria n.11 de 19/05/2011 em Ilhéus – BA (Processo n.1.14.001.000222/2010-5). Procedimento que merece toda a nossa atenção.

Pedimos, então, Presidente Dilma, que nos socorra com a máxima urgência mandando apurar as irregularidades, punido os culpados e determinando que uma nova ordem técnica e administrativa substitua aquela que hoje lá existe. Arranjo exaurido por má gestão que agoniza sem que ninguém possa entender os fatos, a intermitência das obras ou obter transparência para a aplicação de tanto dinheiro público. Condições que afrontam tudo que podemos admitir como razoável, tolerável e legal.

Enviamos esta mensagem com cópia para a Ministra da Cultura, o presidente da Petrobrás, o presidente do IPHAN, o procurador Eduardo Ribeiro Gomes El-Hage e todos os amigos que possam colaborar na ratificação dos pedidos acima formalizados. Permanecemos confiantes e estimulados pelos exemplos de combate aos maus feitos que tem a senhora empreendido na sua gestão.

Respeitosamente, Paz e Bem, 

UM LEITOR RESPONDE: "Há muito que circula no meio cultural a informação de que as obras de restauro da Igreja e do Convento franciscano de Cairu estavam servindo para patrocinar a campanha éleitoral de determinado candidato da situação. Essa carta vai certamente dirigir o foco das atenções para isso, e quem sabe, não acredito, gerar investigação e punição dos corruptos. Na Bahia há muito que descobriram o filão das obras de restauro para o descaminho do dinheiro público. A primeira medida tomada para facilitar esse desvio é contratar empresas e profissionais sem qualificação para um restauro sério, responsável e científico. Com essa prática ficam comprometidos o tão defenestrado erário público e o patrimônio que sofre uma destruição, uma descaracterização pelo mau restauro, para não dizer pelos "armengues".


   


Um comentário:

  1. Há muito que circula no meio cultural a informação de que as obras de restauro da Igreja e do Convento franciscano de Cairu estavam servindo para patrocinar a campanha éleitoral de determinado candidato da situação. Essa carta vai certamente dirigir o foco das atenções para isso, e quem sabe, não acredito, gerar investigação e punição dos corruptos. Na Bahia há muito que descobriram o filão das obras de restauro para o descaminho do dinheiro público. A primeira medida tomada para facilitar esse desvio é contratar empresas e profissionais sem qualificação para um restauro sério, responsável e científico. Com essa prática ficam comprometidos o tão defenestrado erário público e o patrimônio que sofre uma destruição, uma descaracterização pelo mau restauro, para não dizer pelos "armengues". Luiz Freire

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails