domingo, 23 de setembro de 2012

APOIAR WALDIR PIRES OU NÃO?


Em 19/09/2012 12:55, falcoforado@uol.com.br escreveu:

PORQUE VOTAREI EM WALDIR PIRES PARA VEREADOR

Nas próximas eleições municipais pretendia votar nulo para prefeito e vereador porque a quase totalidade dos candidatos a cargos eletivos no Brasil não é movida pelo interesse público, isto é, no sentido de promover mudanças políticas, econ?micas e sociais em benefício da maioria da população.
Ao tomar conhecimento de que Waldir Pires se lançou candidato a vereador com o propósito de moralizar a vida política em nossa cidade do Salvador, abrirei uma exceção. O passado de Waldir Pires, caracterizado pela ética no exercício de inúmeros cargos públicos, representa a garantia de que teremos na Câmara de Vereadores a presença de um político sério e comprometido com os interesses da maioria da população.
Ressalte-se que a gestão competente do Município de Salvador pelos vereadores só será possível desde que o eleitor eleja, também, os candidatos mais qualificados para o exercício do cargo, além de terem “ficha limpa”. O preparo do futuro vereador é de fundamental importância para que possa elaborar projetos de lei compatíveis com as necessidades da cidade, fiscalizar o uso do dinheiro público, identificar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes.
Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Waldir Pires reúne todas as condições para cumprir esta missão na atual quadra histórica de nossa querida cidade do Salvador. Recomendo a meus amigos e amigas sufragarem Waldir Pires como vereador nas próximas eleições.
Cordialmente,
FERNANDO ALCOFORADO



De: amilcarbaiardi [mailto:amilcarbaiardi@uol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 20 de setembro de 2012 08:27
Para: falcoforado@uol.com.br
Cc: alfa.teo@hotmail.com; Francisco Santana
Assunto: Re: WALDIR PIRES PARA VEREADOR

Caro Alcoforado, dileto amigo e companheiro de lutas,

Respeito sua posição, mas não cometerei este equívoco de votar em Waldir Pires. Se não fosse por ele nunca haver se manifestado criticamente em relação ao Mensalão (coisa que até o "anão stalinista", como é conhecido Tarso Genro entre os petistas, fez), ter sido nos últimos anos cabo eleitoral de Emiliano José que, malgrado os predicados intelectuais, também defende a tese de que não existiu o menslão, ter sisdo humilhado quando era Ministro da Defesa e ter saído com o rabo entre as pernas, o que para a Bahia foi muito ruim, Waldir fez muito mal à Bahia, sobretudo à Ciência e Tecnologia. Fui dos maiores entusiastas com a campanha de Waldir ao governo da Bahia e a convite de Rÿmulo Almeida deixei São Paulo onde trabalhava no Governo de Franco Montoro e onde havia sido aprovado em concurso para a UNICAMP e para UNESP. Engajado na campanah, escrevi o capítulo de C&T do plano de governo e após a vitória fui nomeado para o cargo 'top', em C&T na Bahia, a COMCITEC. Nesta condição preocupei-me com a sorte do CEEPED que estava 'ladeira abaixo' apos Waldeck Ornelas haver rejeitado o plano de recuperação de Garrido, preferindo gastar recursos ingentes para demissões incentivadas. Pois bem, consegui à frente da COMCITEC trazer à Bahia dois diretores da FINEP, Fabio Celso Guimarães e Antonio Baltar para assinar um termo de cooperação com o estado o qual previa 5 convênios para redinamizar o CEPED. A única exigência da FINEP era indicar dois de seus servidores para ocupar a presidência e  a diretoria científica, sem ÿnus para o governo estadual. Após negociar a minuta e na hora de assinar o termo de cooperação, Waldir deixa uma reunião com os diretores da FINEP e na qual estavam presentes Jairo Simÿes e eu, solicitando que continuassemos as negociações e não voltou. No dia seguinte o DO do Estado da Bahia publicava uma ato de Waldir nomeando Virgilio Elísio, um "cartola" do futebol baiano, atual mente do futebol brasileiro, Presidente do CEPED, rompendo o pacto duramente construído com a FINEP. Ele tinha uma dívida política com Virgílio Elísio, que como presidente do Clube de Engenharia da Bahia abrira este espaço para a campanha de Waldir e como Virgílio era 'engenheiro', imaginou nosso então governador que ele poderia dirigir o CEPED. A FINEP não quis mais saber de entendimentos com a Bahia, então facilitados por que Renato Archer era ministro e Luciano Coutinho, meu ex-professor, secrtário geral do MCT. Logo depois eu pedi demissão da COMCITEC. Mais detalhes sobre este episódio poderi pessoalmente lhe revelar. Nele Waldir Pires se revelou irresponsável, mas não foi este o único no qual ele assim agiu: com devaneios políticos e sem os pés no chão. Em nome do contraditório, peço que re-envie esta mensagem a todos a quem Vc pediu votos para Waldir. Se ele é honesto, no sentido que não usou cargo público


Caríssimo Amilcar,

Lamentavelmente, vivemos um momento na história do Brasil em que a grande maioria dos partidos políticos se constituem em meros cartórios eleitorais e a maioria quase absoluta dos candidatos buscam apenas atender seus próprios interesses e a dos financiadores de suas campanhas. Meu propósito era o de votar nulo para prefeito e vereador. Abri uma exceção apenas para Waldir Pires porque sempre tive  a percepção de se tratar de um político comprometido com a ética e de que durante sua longa trajetória política nunca teria se locupletado dos recursos públicos. Em outras palavras, Waldir Pires  tem “ficha limpa”.  Parti, também, da premissa de que ele poderia jogar um papel relevante no sentido de melhorar nossa representação parlamentar na Câmara de Vereadores que tem sido deplorável nos últimos tempos.

Quanto aos fatos por você relatado em seu e-mail, eles não eram de meu conhecimento. Concordo com você de que não basta um político ser honesto, no sentido de que não usou cargo público para se locupletar, como condição necessária e suficiente para ser um bom político. Optei por votar em Waldir Pires não apenas porque ele é político honesto. Eu acredito que ele poderia exercer papel relevante no sentido de melhorar nossa pobre representação política. Levando em conta o fato de a Bahia se caracterizar no momento atual pela mediocridade política, julguei que Waldir Pires poderia exercer papel relevante no sentido de reverter o quadro atual.

Atendendo seu pedido, enviarei seus comentários para todos a quem pedi votos para Waldir Pires acompanhado desta minha resposta a seu e-mail
Receba meu abraço fraternal,

Fernando Alcoforado


para se locupletar, Isto é condição necessãria,mas não suficiente para ser um bom político,
Um grande Abraço
Amílcar Baiardi
Prof. da Pós- Graduação da UCSAL e prof. Titular UFRB/UFBA
amilcar.baiardi@gmail.comamilcarbaiardi@uol.com.br
71-99773579 71-33582419 71-34511612




A opinião do diretor de teatro Gil Vicente Tavares
PRA PREFEITO NÃO, E PRA VEREADOR PODE, WALDIR?
Falando em governos petistas, não podia de escrever esse apêndice. Deparei-me com a candidatura de Waldir Pires a vereador!
Esse político cometeu uma das maiores burrices e sacanagens de toda a história republicana da Bahia. Largou o governo do estado, tendo vencido ACM, como promessa da esquerda renovadora que soprava com os novos ventos do fim da ditadura, para ser candidato a vice na chapa de Ulisses Guimarães. Largou a Bahia nas mãos de Nilo Coelho e estendeu um belo tapete vermelho para a volta do carlismo ao poder.
Na época, ainda todo poderoso, ele vetou a candidatura de Gilberto Gil à prefeitura da cidade, no que Gil respondeu com a canção Pode, Waldir, que entoa: “pra prefeito, não, pra prefeito, não, e pra vereador, pode Waldir?”.
Pois esse homem, já governador, já ministro, está pleiteando um cargo de vereador. Rebaixamento e merecimento. A Bahia carece de um grande homem na política e estamos muito mal por isso. Se acaso estivesse em sua mão, caro leitor, a escolha de alguém, qualquer um que você quisesse dos quadros políticos baianos, para ser governador do estado, prefeito da cidade, você pensaria em alguém? Não temos esse homem, e ficamos nessa gangorra de interesses, ganhos e perdas de poder, nas mãos de uma corja interesseira, politiqueira e sem visão e contundência político-administrativa.


3 comentários:

  1. Fui e ainda sou amigo do Dr. Waldir Pires.Re
    conheço seus erros no passado,sem deixar de re-
    conecer seus méritos- e são muitos.Critiqueidura
    mente a ida para o Min. da Defesa após brilhante
    e proficua passagem pela Controladoria Geral da U
    nião, da mesma forma teci críticas a sua saída
    do governo para a aventura dde ser vice do Dr.U-
    lisse Gumarães, <as, pelo seu passado e dever de
    gratidão, darei um voto de confiança em sua inves
    tida na Câmara de Vereadores,mesmo sabendo que o
    PT não merece em nenhuma hipótese meu voto, e que Waldir será um puxados de votos para e
    leger mais um ou dois vereadores. Lamentável.
    CLIMERIO ANDRADE

    ResponderExcluir
  2. Alcoforado, Almicar e demais, não quero repetir o que vcs disseram sobre waldir, pois concordo com ambos, principalmente com o comentário final de Climério, por ser esta a minha avaliação. Mas peço que na próxima eleição, no primeiro turno, tanto à majoritária quanto a proporcional, analisem os candidatos do PSOL. sempre cometemos o equívoco conservador: ou PT ou DEM ou PMDB, jamais optamos pelo novo e que hoje goza de todas as principais referências nacionais: Os três melhores Deputados Federais do congresso (o PSOL só tem os três deputados); o melhor Senador do congresso ( o PSOL só tem um Senador); tem o melhor Deputado Estadual do país, Marcelo Freixo do RJ, que presidiu a CPI das milícias e colocou mais de 700 bandidos na cadeia entre Deputados, Policiais Milicianos e Chefes de Estado, por isso recebe 7 ameaças de morte por mês, anda, diariamente com 5 seguranças e a casa é guarnecida com carro da polícia, sua luta inspirou o filme "Tropa de Elite II" em que o Deputado Fraga, no filme, retrata a trajetória dele; o primeiro Prefeito do PSOL, Gelsimar Gonzaga, em Itaocara no RJ, no seu primeiro pronunciamento reduziu os salários do prefeito e dos secretários, por entender estar fora da realidade do município, além de escolher esses secretários em assembléia popular. Enfim peço que ao invés de votarem nulo ou continuarem votando nos mesmos deem oportunidade ao novo, com certeza vcs se surpreenderão positivamente.

    Abraço

    Marcos Mendes

    ResponderExcluir
  3. Waldir é honesto, mas não tem perfil de executivo ,por isso, não fez bom governo . Não é um político aguerrido . Cometeu muitas falhas , talvez, por ser um sonhador . Acho que escolheu malk o PT , não tem nada a ver com ele e nem mesmo o apoia .

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails