sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A CHEGADA A MARTE

NÃO É TODO DIA QUE SE VÊ
ALGO TÃO EXCEPCIONAL!

                                         

UM MENSALINHO DO PT

O candidato do PT a prefeitura de São caetano do Sul, Edgar Nóbrega, abandonou a disputa  ontem, na cidade do Grande ABC depois da divulgaçao deste video.
Veja: aqui ele aparece negociando seu apoio á administração do atual prefeito, José a Auricchio Júnior, do DEM.
E pensar que nós todos, ou quase todos acreditamos nos Partido dos Trabalhadores!  

PERFIL DE DOIS MINISTROS

Quem é o ministro Joaquim Barbosa?

 
Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84).

Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -  UERJ. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da Faculdade de Direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003).

Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.


Quem é o ministro José Antonio Dias

 
- Formado pela USP-
Pos Graduação: nunca fez
 Mestrado: nunca fez
 Doutorado: também não
 Concursos: Em 1994 e 1995 foi reprovado em concursos para juiz estadual em São Paulo. (é estadual e não Federal, não vá se confundir).
Depois disso, abriu um escritório e começou a atuar em movimentos populares.
Nessa militância, aproximou-se do deputado federal Arlindo Chinaglia e deu o grande salto na carreira ao unir-se ao PT.
 Em Brasília:
- aproximou-se de Lula e Jose Dirceu;
- que o escolheram para ser advogado das campanhas 1998, 2002 e 2006;
- Com a vitória de Lula, foi nomeado subchefe assuntos Jurídicos da Casa Civil, então comandada por José Dirceu;
- Com a queda do chefe, pediu demissão e voltou a banca privada;
- Longe do governo, trabalhou na campanha à reeleição de Lula, serviço que lhe rendeu 1 milhão de reais em honorários.
-  No segundo mandato, voltou ao governo como chefe da Advocacia-Geral da União;

- Toffoli é duas vezes réu.
Ele foi condenado pela Justiça, em dois processos que correm em primeira instância no estado do Amapá.
Em termos solenemente pesados, a sentença mais recente manda Toffoli devolver aos cofres públicos a quantia de 700.000 reais – dinheiro recebido "indevidamente e imoralmente" por contratos "absolutamente ilegais", celebrados entre seu escritório e o governo do Amapá.
- Um dos empecilhos mais incontornáveis para ele é sua ligação com o PT, especialmente com o ex-ministro José Dirceu, o chefe da quadrilha do mensalão. De todos os ministros indicados por Lula para o Supremo, Toffoli é o que tem mais proximidade política e ideológica com o presidente e o partido.
Sua carreira confunde-se com a trajetória de militante petista – essa simbiose é, ao fundo e ao cabo, a única justificativa para encaminhá-lo ao Supremo.

VEJA TAMBÉM
CASAMENTO DE INTERESSES

TURISMO: HISTÓRIA DE UM FRACASSO


A denúncia deste blog sobre a leviandade da Secretaria Estadual de Turismo parece ter incomodado bastante os acusados.
Era, aliás, esta nossa proposta.
Os vários níveis deste departamento precisam ter em mente um fato: são pagos pelos contribuintes para construir uma sociedade melhor.
É óbvio para todos, menos para eles.

A função da Secretaria de Turismo é passar uma boa imagem da Bahia a imprensa estrangeira para que venham cada vez mais visitantes. O turismo costuma ser definido como indústria não poluente. Nos outros estados brasileiros está em alta, menos na Bahia!
Por quê? Por pura incompetência.

Os ditos responsáveis teimam em vender duas imagens: a primeira, do Oba-Oba, oriundo dos romances mal interpretados de Jorge Amado e de lamentáveis produções apelativas na TV tipo “Ô paí, Ô”. A segunda, a do um estado dinâmico, virado para o futuro, com arranha-céus igualzinhos a Manhattan e hotéis luxuosos para petro-árabes e mafiosos russos.

Mas afinal, o que foi que aconteceu com a lamentável recepção aos quarenta jornalistas que quase se afogaram nos engarrafamentos em maio por causa das chuvas torrenciais... e previsíveis?

 
A Secretaria de Turismo resolveu abrir licitação. O que é de lei, tudo bem.
Várias agências de receptivo participaram.
Quem levou foi uma agência desconhecida – que nem está associada a ABRE (Associação Baiana de Receptivo) – só por que ela apresentou preços muito abaixo da realidade.
Resultado? Serviço de péssima qualidade, guias não profissionais, falta de intérpretes etc.
Mas mesmo admitindo as deficiências da tal agência, a Bahiatursa tinha por obrigação acompanhar todo o desenrolar do evento e, em caso de imprevisto, tomar iniciativas, como modificar os programas estabelecidos.

Naquele momento, passar uma imagem altamente favorável era de suma importância para o Estado da Bahia. É evidente que nunca passou pela cabeça dos responsáveis e dos organizadores que este grupo não era de turistas simplórios fáceis de manipular e satisfeitos pelas gratuidades oferecidas, mas sim jornalistas convidados a se encantar com tudo o que temos de melhor em hotelaria e restauração, em cultura e memória, em paisagens e comportamentos.
Para cidade high-tech os mesmos jornalistas têm outros destinos.

Singapura e Dubai não é aqui, nem vai ser tão cedo.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CURIOSIDADES NO MEIO LITERÁRIO



O escritor Wolfgang Von Goethe escrevia em pé. Ele mantinha em sua casa uma escrivaninha alta.

O escritor Pedro Nava parafusava os móveis de sua casa a fim de que ninguém os tirasse do lugar.
Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia ligar sequer uma televisão. Todas as obras foram escritas a bico de pena, como o mais extenso de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas.

Euclides da Cunha, Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo (SP). A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.

Machado de Assis, nosso grande escritor, ultrapassou tanto as barreiras sociais bem como físicas. Machado teve uma infância sofrida pela pobreza e ainda era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com  complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina.

Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica. Por insistência da sogra, casou na igreja com Maria Augusta, católica fervorosa, mas exigiu que a cerimônia ficasse restrita aos pais do casal. No segundo casamento, com Heloísa, evitou transtornos: casou logo no religioso.

Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.

José Lins do Rego era fanático por futebol. Foi diretor do Flamengo, do Rio, e chegou a chefiar a delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano, em 1953.

Aos dezessete anos, Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros.
Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua". Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha."


Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.

Érico Veríssimo era quase tão taciturno quanto o filho Luís Fernando, também escritor. Numa viagem de trem a Cruz Alta, Érico fez uma pergunta que o filho respondeu quatro horas depois, quando chegavam à estação final.

Clarice Lispector era solitária e tinha crises de insônia. Ligava para os amigos e dizia coisas perturbadoras. Imprevisível, era comum ser convidada para jantar e ir embora antes de a comida ser servida.

Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado (a bolinha traseira da formiga tanajura), além de Biotônico Fontoura. "Para ele, era licor", diverte-se Joyce, a neta do escritor. Também tinha mania de consertar tudo. "Mas para arrumar uma coisa, sempre quebrava outra."

Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos dez anos, numa viagem de trem. Puxou conversa: "O senhor gosta de Camões?" Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou: era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos. Foi escoteiro dos nove aos treze anos. Nadador do Minas Tênis Clube, ganhou o título de campeão mineiro em 1939, no estilo costas.

Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender a pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão. "Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue", conta Agnes, a filha mais nova.

Mário de Andrade provocava ciúmes no antropólogo Lévi-Strauss porque era muito amigo da mulher dele, Dina. Só depois da morte de Mário, o francês descobriu que se preocupava em vão. O escritor era homossexual.

Vinicius de Moraes, casado com Lila Bosco, no início dos anos 50, morava num minúsculo apartamento em Copacabana. Não tinha geladeira.
Para agüentar o calor, chupava uma bala de hortelã e, em seguida, bebia um copo de água para ter sensação refrescante na boca.

  José Lins do Rego foi o primeiro a quebrar as regras na ABL, em 1955.
Em vez de elogiar o antecessor, como de costume, disse que Ataulfo de Paiva não poderia ter ocupado a cadeira por faltar-lhe vocação.

Jorge Amado para autorizar a adaptação de Gabriela para a tevê, impôs que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. "Por quê?", perguntavam os jornalistas, Jorge respondeu: "O motivo é simples: nós somos amantes." Ficou todo mundo de boca aberta. O clima ficou mais pesado quando Sônia apareceu. Mas ele se levantou e, muito formal disse: "Muito prazer, encantado." Era piada. Os dois nem se conheciam até então.

O poeta Pablo Neruda colecionava de quase tudo: conchas, navios em miniatura, garrafas e bebidas, máscaras, cachimbos, insetos, quase tudo que lhe dava na cabeça.

Vladimir Maiakóvski tinha o que atualmente chamamos de Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC). O poeta russo tinha mania de limpeza e costumava lavar as mãos diversas vezes ao dia, numa espécie de ritual repetitivo e obsessivo.

A preocupação excessiva com doenças fazia com que o escritor de origem tcheca Franz Kafka usasse roupas leves e só dormisse de janelas abertas – para que o ar circulasse -, mesmo no rigoroso inverno de Praga.

O escritor norte-americano Ernest Hemingway passou boa parte de sua vida tratando de problemas de depressão. Apesar da ajuda especializada, o escritor foi vencido pela tristeza e amargura crônicas. Hemingway deu fim à própria vida com um tiro na cabeça.

O poeta português Fernando Pessoa tinha o hábito de escrever sob diversos heterônimos, cada qual com estilo e biografia próprios. Entre os heterônimos adotados estão Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos.
 

RESPOSTA AO PEDIDO DE UMA GUIA DE TURISMO

Querida (...).

Tenho por você mais do que respeito pela competente profissional que você é.
Tenho real carinho. Há quantos anos que a gente se conhece e convive em harmonia?
Portanto não precisava passar pelo Bruno Guinard para me fazer perguntas acerca das duas famosas cartas das jornalistas francesas.
É claro que não vou, por enquanto, dar os nomes. Nesta luta desigual – me sinto um pigmeu frente a um monte de gorilas – preciso preservar alguma munição.
Existe também outro fator que me leva a manter o sigilo: o receio de que alguém tente algum tipo de retaliação contra elas junto à(s) revista(s). O que seria interpretado como absurdo e inútil ato de mesquinhez, afundando ainda mais a reputação bananeira de nossa política estadual de turismo.

Mas seria tão fácil me desmentir:
É só afirmar – e provar - que os 40 jornalistas não estiveram hospedados no Resort Catussaba e aonde.
Que, em maio, o tempo foi idílico (a meteorologia pode confirmar) e que durante a semana nunca choveu. Justificando assim a escolha desta data.
Que não houve nunca qualquer problema de trânsito.
Que foram, sim, ao centro histórico e visitaram... que igrejas, que museus?
Que conheceram terreiros de candomblé.
Que, durante as refeições onde apareceram alguns responsáveis da Secretaria Estadual de Turismo para comer e beber à custa do erário, estes conversaram com os jornalistas. Basta dizer quem falou com quem, quem eram os tradutores, quem eram os guias patenteados.
Afinal é obrigação desta gente dar satisfação pelo trabalho pelo qual estão sendo pagos.
Que a viagem ao Morro de São Paulo foi mantida por que o tempo estava maravilhoso, que a viagem foi curta e prazerosa e que a programação na ilha foi proveitosa.
Que tudo foi feito para mostrar a cidade mais africana do continente americano, longe da pseudo-cidade high-tech comentada.

Tão simples provar que estou sendo de má fé.
Grande abraço
Dimitri

RETALHOS 75


Um brasileiro foi detido na quarta-feira no aeroporto de Orlando (EUA) quando tentava embarcar em um voo da TAM para São Paulo com 27 cobras avaliadas em R$ 20 mil. Francamente, não dá para entender. Com tantas cobras, lagartos e outros bichos peçonhentos que temos em Brasília, o cara foi comprar na Flórida!

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) encaminhou nesta quinta-feira (23) uma recomendação à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para que suspenda "imediatamente" uma licitação que prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões em serviços de asfaltamento e recapeamento de ruas e avenidas de Salvador. Em entrevista ao Bahia Notícias, a promotora de Justiça Rita Tourinho informou que há problemas com o edital. “Detectamos uma série de vícios. A Conder terá que atender à recomendação. Caso contrário, iremos ingressar judicialmente”, garantiu. Nesta quarta (22), o deputado estadual Elmar Nascimento (PR) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia e acusou o processo licitatório de se tratar de “esquema de crime eleitoral, fraude em licitação e formação de quadrilha”. “O edital determina que a empresa vencedora tenha usina licenciada e esteja em um raio de operação de até 50 quilômetros da entrada de Salvador. Isso favorece diretamente quatro empresas: Campbel, Paisart, Lustosa e Ebrae. Além disso, o edital impede consórcio. Quer dizer que pode consórcio para uma obra de R$ 1,5 bilhão para a construção da Arena Fonte Nova e não pode para uma concorrência de R$ 30 milhões?, questionou. O parlamentar acusou ainda que a concorrência seria uma "manobra" para favorecer candidatos aliados. “O governo levou seis anos sem investir em nada em Salvador. Agora, às vésperas das eleições, quer dar um banho de asfalto na cidade, com um edital imoral, ilegal e feito sob medida para ludibriar o processo eleitoral”, condenou. A bancada de oposição na AL-BA prometeu ingressar também com uma representação no Ministério Público Eleitoral.( Bahia Notícias)

Depois de terem vendido em leilão carioca todo o acervo da casa da Rua Alagoinhas, no Rio Vermelho, muitas peças a baixo preço, os herdeiros de Jorge Amado se lembraram de lá fazer um memorial em homenagem ao escritor e esposa.

Novos hotéis em Salvador ficarão ociosos após a Copa do Mundo de 2014 É o que constata um levantamento realizado pela empresa de consultoria  Hotel Invest e divulgado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), relacionando Salvador, Cuiabá, Belo Horizonte, Brasília e Manaus  Salvador como as cidades de baixas taxas de ocupação a partir de 2015, ressaltando apenas boas perspectivas de demanda para o Rio de Janeiro e São Paulo. Até 2015 estão previstos 21.143 novos apartamentos na rede de hotelaria, enquanto em Salvador a redução será menor nos hotéis econômicos, de 66% para 64% e nos hotéis de nível padrão a taxa de ocupação deverá cair de 66% para 59%.

Prefeitura tumultua audiência pública do PDDU e empresários temem falência de hotéis de médio e pequeno porte em Salvador.

A liberação do gabarito para a ampliação dos atuais hotéis em 10 pontos distintos da orla marítima de Salvador e a construção de novos empreendimentos hoteleiros na região determinará o fim das atividades de diversos estabelecimentos na capital baiana. O dirigente sindical Glicério Lemos informou a abertura de 5 novos hotéis e outros 14 novos empreendimentos já foram licenciados. A taxa de ociosidade nos hotéis de Salvador é de 34% dos leitos e o PDDU dos Hotéis deverá elevar esse percentual para 58%. O vereador Gilmar Santiago (PT) denunciou a presença de dezenas de funcionários da prefeitura, que foram obrigados por suas chefias a comparecer à audiência pública, além da presença de pessoas oriundas de bairros do subúrbio, transportadas em kombis.

O suplício dos passageiros que têm suas malas extraviadas no Brasil poderá ser amenizado com as novas regras a serem anunciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, estipulando uma indenização imediata para quem sofrer este constrangimento.
Uma forma de imediata de ajuda de custo para o passageiro que tiver sua bagagem é a companhia aérea pagar R$305,00 e ainda restituir a bagagem extraviada no prazo máximo de 7 dias, e não mais 30, como acontece hoje. Além destas cominações, todo passageiro que não estiver satisfeito com a indenização poderá recorrer aos Juizados de Pequenas Causas, reivindicando um valor maior e, segundo a ANAC, as companhias aéreas que não cumprirem as novas regras ficarão sujeitas a multa de R$15.000,00. Já em função da Copa do Mundo, os aeroportos, inclusive o de Salvador, deverão cumprir metas de qualidade, reduzindo em 50% o tempo para o check in, controle de imigração e restituição de bagagem. A aplicação do programa será finalizada em 2013, começando por Guarulhos (projeto-piloto), depois Galeão, Confins, Congonhas, Santos Dumont, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Manaus e Cuiabá.

 A Organização de Cooperação Islâmica (OCI) suspendeu nesta quinta-feira a Síria como membro do grupo em uma reunião de cúpula de líderes muçulmanos em Meca, citando a violenta repressão do presidente Bashar al-Assad às manifestações da oposição.

O balanço do segundo trimestre não deixará saudades para a maioria das empresas brasileiras listadas em bolsa. De acordo com a consultoria Economática, o lucro líquido dessas companhias despencou 47,1% no período, em relação ao segundo ...

O João Henrique está bem pior do que a gente pensava. Veja só o que ele declarou a respeito dos candidatos à prefeito: “Não é negativa. Pelo contrário. Estão me promovendo para [o governo do Estado em] 2014. A nossa gestão é referência. Todos esses partidos me ajudaram a fazer tanta coisa boa. Todos me ajudaram a fazer um legado positivo, o problema é que sou candidatíssimo à sucessão do governo do Estado e isso está preocupando todo mundo"(Bahia Notícias)

Não é mentira, é real! Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (22) para lançar a coleção Triumph By Ivete Sangalo, a musa quis provar que suas peças são confortáveis, estáveis e, principalmente, práticas. Para qualquer ocasião, ela sempre estará ali para "te dar uma mãozinha". Diante de toda a imprensa, a artista mostrou que usa, sim, a coleção que assina e provou isso, na prática. "Fechem os olhos, todo mundo fechando os olhos", ordenou a musa, que começou a colocar a mão por dentro do short e, então, puxou uma calcinha, arrancando risos e aplausos da imprensa.
"Sacou? Pintou um lance, você pá! No ônibus, na escola, na faculdade, você está sempre pronta", disse Ivete, finalizando a coletiva. Claro que o truque da calcinha foi apenas um truque, né? E quem se deu bem foi Marquinhos Preto, Relações Públicas presente no evento, que ganhou de brinde a calcinha retirada das calças de Ivete, com um beijinho da moça de quebra. O que será que Daniel Cady vai achar disso? (Bahia notícias)

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NEW HIT, UMA DELICIOSA BANDA

Um vídeo que circula na internet vem causando revolta no mundo do pagode ao mostrar uma declaração do cantor Dudu, da banda New Hit, considerada para alguns como racista. Em determinado momento da entrevista ao programa Se Liga no Pida, ele define a si mesmo e a seus colegas como “diferentes” de outros conjuntos do mesmo estilo. “Somos os popstars do pagode. E a gente veio diferente, bonitinho, de boa aparência, branquinho...”, afirmou. As imagens foram usadas na montagem de um vídeo publicado no Youtube pelo usuário “inflamavelrock2” e já possui mais de 10 mil exibições. Entre os comentários, muitas críticas às afirmações de Dudu, que já foi considerado o "Justin Bieber do pagode". Vale lembrar que o “branquinho” já causou outra polêmica ainda este ano ao deixar uma fã simular o ato de sexo oral em pleno show da banda. Confira aqui o vídeo e tire suas próprias conclusões.

Como não consegui repassar o tal vídeo, lá vai uma entrevista que mostra a delicadeza, a sensibilidade artística dos branquinhos


Talvez seja importante listar alguns dos sucessos (?) da banda New Hit:

Vou botar devagar
Senta com vontade
Cabecinha ou tudo
Eu chupo seu Uh/ Voê chupa meu Ah

Estamos bem longe, a anos-luz, do Vinicius de Morais ou Caetano Veloso

UMA FOTOGRAFIA DE IRVING PENN

Irving Penn ( 1917 –  2009) fotógrafo norte-americano.
Penn começou sua carreira como fotógrafo em meados da década de 1940. Três anos mais tarde passou a fazer trabalhos para a revista "Vogue", onde trabalhou por muitas décadas.

SAÚDE? PRA QUÊ SAÚDE?

ENTRETANTO NA BAHIA FALTAM
2000 LEITOS NAS UTI.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

PAISAGEM EXTRAORDINÁRIA

NA PROVINCIA CHINESA DE GANSU

Formed
        of layers of reddish sandstone, the terrain has over time been
        eroded into a series of mountains surrounded by curvaceous
        cliffs and unusual rock formations

ELIANA CALMON >< FÁTIMA MENDONÇA

Mulher do governador da Bahia é alvo do CNJ

Segunda, 27 de Agosto de 2012 
FELIPE RECONDO E FAUSTO MACEDO

Uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) identificou ocorrência sui generis na cúpula do Judiciário da Bahia. Maria de Fátima Carneiro de Mendonça, enfermeira de profissão, mulher do governador baiano, Jaques Wagner (PT), tornou-se servidora efetiva do Tribunal de Justiça sem fazer concurso público.
Recebe salário de R$ 13.619.

Ainda segundo o CNJ, Fátima seria servidora fantasma. "A mulher do governador é do Tribunal de Justiça, está efetivada lá e ela nunca foi lá", aponta a corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon. A ministra afirmou que situações como essas evidenciam "a existência de conluio" entre o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público da Bahia.

A corregedoria identificou o caso durante inspeção no TJ-BA, realizada em julho. Ao examinar o processo 13.690/2012, o CNJ deparou com "eventual acumulação irregular de cargos públicos" citando Maria de Fátima como ocupante de dois cargos distintos, um no Executivo, como analista, e outro no Judiciário, como assessora de supervisão geral. Em 5 de fevereiro de 2004, a mulher do governador assumiu cargo comissionado e atualmente está lotada na Coordenação de Assistência Médica.

As assessorias do governador Jaques Wagner e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia negaram irregularidades na contratação da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça.
"Talvez a ministra (a corregedora Eliana Calmon, do CNJ) não tenha conhecimento da situação real da servidora (Fátima), que integra o quadro de funcionários do Tribunal há mais de 20 anos e exerce cargo comissionado há quase 14 anos, bem antes de seu esposo ser eleito e assumir o cargo de governador do Estado da Bahia", informou o tribunal, em nota. 

O DESASTRE DO TURISMO NA BAHIA

QUEM PRECISAVA DE ALGUM COMPROVANTE DA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO ESTADUAL DA BAHIA EM MATÉRIA DE POLÍTICA DE TURISMO, AQUI TEM UMA BOA PROVA:

CONOR 1.jpg

https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d80861bad9&view=att&th=1396eb7e5dce3f83&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw


SEGUNDA PÁGINA...

https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d80861bad9&view=att&th=1396eb7e5dce3f83&attid=0.2&disp=inline&safe=1&zw

AO CINCO ANOS, UM EXTRAORDINÁRIO PIANISTA

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MARC CHAGALL

NATURALIZADO FRANCÊS AOS 40 ANOS, NUNCA SE DEIXOU ENVOLVER EM NENHUMA ESCOLA OU TENDÊNCIA ESTILÍSTICA, PREFERINDO A FIDELIDADE A SUA BIELORÚSSIA NATAL. EIS AQUI UMA EXCELENTE RETROSPECTIVA DE SUA OBRA, TALVEZ UM POUCO IRREGULAR AO MEU VER, MAS QUE TRADUZ COM FORÇA E SENSIBILIDADE A ESSÊNCIA DA CULTURA JUDÁICA.
ALÉM DO MAIS - UMA VEZ NÃO É COSTUME, INFELIZMENTE - O ACOMPANHAMENTO MUSICAL É DE ALTO NIVEL.

SIM, OS VEREADORES TÊM CONSCIÊNCIA...

...DE SEUS PRIVILÉGIOS E EXIGEM RESPEITO ÁS SUAS MORDOMIAS!

A Câmara de Vereadores de Salvador só realizou uma de cada três sessões previstas no ano passado.
Os 41 vereadores da Câmara Municipal de Salvador retomarão os trabalhos amanhã. Nos últimos 33 dias eles descansaram, após um ano desgastante em que foi realizada apenas uma de cada três sessões previstas.
Das 135 sessões que deveriam ter acontecido em 2011, 74 sequer foram abertas porque não havia no plenário 14 participantes, o mínimo exigido pelo regimento interno. E nas 61 vezes em que houve atividades, em média 23% dos vereadores não participaram.
Os vereadores são obrigados a comparecer no plenário para discutir e votar projetos em apenas três dias da semana: segundas, terças e quartas-feiras. Nos demais dias , os representantes do povo soteropolitano têm de participar de reuniões das comissões temáticas, além de despachar em seus gabinetes. Nestes dois casos, entretanto, a Câmara não possui o controle de presença.
Cada vereador custa à população R$ 2,8 milhões por ano. No ano passado, cada um dos 2,6 milhões de soteropolitanos pagou R$ 44 em impostos para mantê-los. E, ao contrário do que acontece na Assembleia Legislativa (AL-BA) e no Congresso Nacional, na Câmara não há o corte do ponto dos faltosos em seus vencimentos.
Para o presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB), apenas quando o vereador “tem faltas sucessivas, de forma contumaz”, há a advertência por parte da Mesa Diretora. O presidente, entretanto, não soube precisar a quantidade de faltas consideradas excessivas. Godinho não puniu ninguém por falta de comprometimento nos três anos em que está à frente da gestão da Câmara.
Se para discutir projetos os vereadores pouco aparecem em plenário, para prestar homenagens, a agenda da sala principal do Paço Municipal sempre esteve cheia. Foram 68 sessões solenes, em que até personalidades com duvidosos serviços prestados à sociedade soteropolitana foram agraciados com medalhas e comendas. Foi o caso do cantor carioca Ricky Vallen, calouro do programa de Raul Gil, que recebeu o título de cidadão soteropolitano, ofertado pelo vereador Pedrinho Pepê (PMDB). A única proximidade de Vallen com a capital baiana foi a gravação do clássico Ilê Pérola Negra, dos compositores Guiguio e Rene Veneno.
Qualidade
Além de menos da metade das sessões previstas ter sido realizada, em muitos casos a relevância dos projetos elaborados pelos vereadores é questionável.
Entre as 62 propostas apresentadas pela vereadora Andréa Mendonça (PV), por exemplo, está o tombamento do berimbau como um bem de natureza imaterial da cidade. Já a vereadora Léo Kret (PR) pretende tirar os gordinhos das filas de bancos, mercados e repartições públicas. Assim como idosos, deficientes físicos e gestantes, quem está acima do peso terá fila preferencial, se a matéria for aprovada. O texto não define a partir de quantos quilos o cidadão é considerado acima do peso.
Dos 435 projetos apresentados pelos vereadores no ano, 11 serviram apenas para dar nomes a ruas e praças da cidade. Outros 12 criam novas datas comemorativas, como por exemplo o de Téo Senna (PTC), que quer instituir o Dia da Salsa; o de Joceval Rodrigues (PPS) o Dia do DJ; Olívia Santana (PCdoB), o da Paz e da Conciliação; Cristóvão Ferreira, o Dia da Solidariedade; e o de Eron Vasconcelos (PRB), que cria o Dia do Reverendo Martin Luther King Jr.
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) prefere comemorar as datas já existentes. Realizou dez sessões especiais para parabenizar a passagem dos dias do radialista, do médico veterinário, do nutricionista, do funcionário público, do auxiliar e técnico de enfermagem, do médico, do odontólogo, do idoso, do assistente e até do forró – as sessões especiais são convocadas pelos vereadores para discutir temas em tese de interesse público, em geral com a presença de representantes da sociedade. Em 2011, foram realizadas 63 reuniões deste gênero.
Por outro lado, projetos como o que propõe a recarga do Salvador Card pela internet (de autoria de Joceval Rodrigues) ou o que obriga as agências bancárias a instalar cadeiras para evitar que pessoas esperem em pé em filas (de Andréa Mendonça) estão nas gavetas da Câmara. Há também matérias como a de Henrique Carballal (PT), que proíbe a exigência de caução financeiro para internação em hospitais ou clínicas privadas em Salvador, em situações de emergência – a situação ganhou repercussão há poucos dias, com a morte do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, após ter atendimento negado por falta da garantia financeira em hospital de Brasília.
Zero projeto
Três vereadores - Alfredo Mangueira (PMDB), Carlos Muniz (PTN) e Mustafa (PTdoB) - não apresentaram nenhum projeto de lei em 2011. “Requerimento à toa eu não faço. Para ter 200 projetos e não ter validade alguma, eu não faço.
Tem que fazer leis de utilidade”, disse Mangueira, ressaltando projetos de sua autoria que estão em vigor, como o que proíbe o comércio de bebidas em garrafas durante o Carnaval. Mustafa alegou inexperiência. “Eu estou chegando agora, estou aprendendo ainda. Eu posso fazer 200 projetos, mas é difícil achar um que realmente faça sentido. Estou conhecendo melhor”, argumentou, após três anos de mandato.
Prioridade é garantir isenção fiscal
Entre os 435 projetos de lei apresentados por vereadores no ano passado, em 156 deles o objetivo foi conceder a entidades privadas o título de utilidade pública, que isenta a cobrança dos impostos municipais e facilita a captação de recursos públicos via convênios com a Prefeitura.
A promotora Rita Tourinho, do Ministério Público, alerta que na maioria das vezes não há efetiva avaliação da idoneidade das instituições que recebem o titulo. “É um problema que acontece em todo o país.
As exigências são apenas formais, de entrega de documentos, sem que haja uma análise real do trabalho filantrópico realizado por essas entidades. Essa avaliação deveria ser feita pelos vereadores que apresentam os projetos e aprovam essas concessões”, cobra.
Caça à lista de presença
A disponibilidade de informações sobre a atuação dos políticos, de forma organizada e acessível, é um direito de todo brasileiro, mas o cidadão soteropolitano que quiser acompanhar de perto o trabalho de um vereador terá dificuldades. No site da transparência da Câmara Municipal não há lista de presença dos vereadores – para verificar a assiduidade é necessário consultar cada uma das 61 atas das sessões realizadas no ano. Na lista dos projetos apresentados, os cidadãos têm acesso apenas a um pequeno resumo de duas linhas sobre a proposta, mas é impossível consultá-la na íntegra.
O diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Abramo, salienta a importância da pressão para que os políticos comecem a expor informações. “Como políticos reagem? Só sobre pressão, que é exercida por ONGs, os movimentos sociais e a imprensa”, salientou. O dirigente frisou que a Lei do Acesso à Informação, sancionada em novembro pela presidente Dilma e com 180 dias para entrar em vigor, torna crime de responsabilidade a indisposição de agentes públicos em fornecer informações de interesse público.
O CORREIO solicitou todas as informações que avaliou importantes para a elaboração deste raio X, mas não obteve acesso ao material e para chegar aos dados apresentados aqui teve que analisar uma a uma as 61 atas das sessões realizadas.
Desgaste com a Lous marcou o fim do ano na Casa
Os vereadores voltarão ao trabalho com o desgaste da aprovação na Lei de Uso e Ordenamento do Solo (Lous) de emendas com o conteúdo da reforma do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que estava sub judice. Após a manobra, o Ministério Público processou 31 vereadores por improbidade administrativa e descumprimento de ordem judicial. Para a cientista política Ana Alice Alcântara Costa, professora da Ufba, todo fim de ano a Câmara fica a reboque dos projetos de interesse do Executivo.
“No jogo político, os vereadores têm renunciado a seu papel. O Executivo constrói uma maioria através de alianças e de cooptação e acaba mandando”, diz. Segundo ela, a estratégia da prefeitura de enviar as matérias próximo ao fim do ano pretende evitar longas discussões. O presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB), concorda.
“Eu sou contra essa postura do envio de projetos em cima da hora. É uma cultura que espero que mude com quem vier a ser do Executivo”, cobrou. O secretário da Casa Civil, João Leão, discorda. “A crítica não procede. Os projetos em geral são muito complexos, demandam tempo para serem estudados”, retrucou.

domingo, 26 de agosto de 2012

LULA POSSUI FORTUNA PESSOAL DE DOIS BILHÕES

É COM EVIDENTE E NATURAL CONSTRANGIMENTO QUE DOU ESPAÇO NO MEU BLOG A ESTA DENÚNCIA.

PESSOALMENTE NÃO CONSIGO ACREDITAR. MAS A REVISTA FORBES NÃO COSTUMA BRINCAR COM ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO.


COMO ESTÁ SE TORNANDO EVIDENTE QUE ESTE ARTIGO DA REVISTA FORBES É UMA FRAUDE, RESOLVI RETIRAR DO BLOG O ARTIGO ACUSADOR.
MESMO QUE NÃO CORRESPONDA A DENÛNCIA, NÃO ESTOU - E MUITA GENTE DE PESO COMO EU - CONVENCIDO DA HONESTIDADE DO EX-METALÚRGICO E EX-PRESIDENTE.
SIMPLESMENTE ACHO QUE O TEMPO E A HISTÓRIA SABERÃO COLOCAR ESTE SEMI-DEUS NO SEU DEVIDO LUGAR

MORRO DO CHAPÉU. um exemplo a ser seguido


 


Morro do Chapéu é uma cidade conhecida pela delícia de sua temperatura média, pela beleza da “Ferro Doido” e pelo Centro de Pesquisas Ufológicas de “seu” Alonso.

Recentemente, outra façanha de “Morro” me encantou mais ainda: há cinco anos, um empresário da cidade, Luciano da Casa do Pão, resolveu dar uma pequena mostra de solidariedade para ajudar estudantes da rede pública – e , portanto, pobres – no seu desempenho escolar.

 Começou doando um computador para o aluno que tivesse o melhor aproveitamento ao longo do ano. Isso já deixou a comunidade estudantil atenta e empenhada em ganhar tão cobiçado prêmio.
No ano seguinte, outros empresário e profissionais liberais juntaram-se a Luciano e ampliaram o leque das premiações com notebooks e motos; uma agência bancária local ofereceu uma poupança de R$ 2.000,00 (dois mil reais); a dentista do lugar entrou com tratamento ortodentário por um ano; garantiram, também, cestas básicas, por um ano, aos melhores das séries finais do fundamental e médio, e o movimento foi crescendo com a participação entusiasmada das pessoas de boa vontade da cidade. Hoje, premiam, principalmente, o desempenho escolar (notas boas) e a assiduidade.

Primeiro resultado: existem alunos, há dois anos, sem uma falta sequer e as “supermédias“ chegam a atingir a nota 9,75, levando em conta todas as matérias. Segundo resultado: a elevação da média do IDEB dos alunos do município. A entrega dos prêmios é feita em noite de gala, com a comunidade presente, em clima de verdadeiro “Oscar da Educação Morrense”.

Não à toa, num distrito de Morro do Chapéu chamado Fedegosos, conheci a escola pública Edigar Dourado Lima, que me fez parecer estar entrando em algum colégio suíço, dada a organização, limpeza e alto padrão de civilidade entre professores, servidores e alunos. O diretor, Professor Edinho, tem tratamento de pop-star pela sua comunidade.

Pergunto à Bahia e ao Brasil: será que só Morro do Chapéu consegue fazer isso? Que tal pegarmos esse extraordinário exemplo e o espalharmos pelo restante do país?
Morro do Chapéu: copiem sem moderação!  



sábado, 25 de agosto de 2012

TUDO PELO SOCIAL!

    

Quem inventou a frase “O governo faz mais para quem mais precisa” foi simplesmente genial. Usada como escudo, ninguém jamais ousará se queixar de abandono pelo governo estadual, pois a resposta virá vapt-vupt “Tem quem precisa mais que você”. E vai lá alguém averiguar se é verdade ou mentira...

Deve haver, por exemplo, quem precise mais que os favelados que vivem na encosta do bairro de Santo Antônio, já que estas cem (ou mais) famílias aguardam há uns dez anos que o antigo frigorífico junto à igreja do Pilar seja adaptado para virar imóveis de apartamentos.

Elas passaram a gestão Souto com resignada paciência, atravessaram o primeiro e boa parte do segundo mandato Wagner convencidas de que já não demoraria sua vez de morar dignamente, viram a luz no fim do túnel com a promessa de inaugurar neste mês de agosto, mas acabam de receber outra bofetada com o adiamento para o fim do ano da tão desejada inauguração.

Por que é de cerimônia que se trata, não de consciência social. Em tempo de eleição estes eventos estão suspensos. Não interessa que os miseráveis continuem ao relento e com constante ameaça de deslizamento de terra. O importante é a inauguração. O importante é o político de plantão fazer discurso frente às câmeras de televisão e flashes dos fotógrafos. E os necessitados que se... roam as unhas de decepção.

E quando, após anos de desesperança, finalmente abrirão a porta do cubículo, ainda terão que enfrentar serviços inacabados e material de quinta qualidade. Mas pobre não pode, não deve reclamar.

Esqueçamos o projeto de reabilitação da própria encosta, depredada desde a Barra até a Liberdade. Não acontecerá nunca e ela voltará a ser invadida. Sejam ricos, com seus teleféricos no corredor da Vitória, ou miseráveis com seus barracos, todos ignoram a lei que considera a encosta como área non aedificandi, zona de proteção ambiental etc.

Nosso governador continuará saboreando seu whisky no palácio de Ondina e seu muy social candidato a prefeito balançando na rede de seu jardim num condomínio do Horto Florestal.

Eta socialismo bacana!

NOVO TECO-TECO NO PEDAÇO

BOEING 797: o Segrêdo Revelado.Para quem gosta de dar uma voadas de vez em quando.BOEING 797 - Uma maravilha da tecnologia.
Impressionante!


Um gigante capaz de transportar 1000 passageiros em 10.000 milhas ( 16.000 km ) para 0.88 mach (654 mp/h - 1.061 km/h ). A Boeing trabalhou em segredo por um longo tempo. Estas imagens foram tiradas por um fotógrafo amador. Descrição: cid:37AA6790-A2CC-40E9-B34B-5DE5C763A387



Descrição: cid:4169C5E5-946A-4EA0-898E-72E5DE18E4A1

Seu design revolucionário que combina asa e fuselagem foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Pesquisas da NASA.

O 797 é uma resposta direta para o A380, que já recebeu 159 pedidos firmes. A Boeing já "matou" seu Super Stretched Jumbo 747X, em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas. Em vez disso, continuamos a desenvolver o Ultimate, o 797, o fantasma da fábrica de Long Beach, Califórnia.

O Airbus A380 foi nas pranchas de desenho desde 1999 e exigiu 13 bilhões em custos de desenvolvimento, portanto, dando uma vantagem para a Boeing. A Airbus é prisioneira por causa de o avião ser estilo "velho" tubular para as suas próximas décadas.

O 797 é realmente uma enorme asa voadora.

Descrição: cid:2B51E08A-999A-4E45-BBE6-D205504850E3

Existem várias vantagens no projeto de "asa de fusão e fuselagem." O mais importante é a relação de "Lift and Drag" que deverá aumentar em 50%. Que irá resultar em menor peso total da aeronave cerca de 25% e, assim, dar uma maior eficiência de 33% em combustível versus o A380. "A alta rigidez da célula" é outro fator-chave na tecnologia de "asa de fusão e fuselagem." Isso reduz a turbulência e cria menos estresse na célula e aumenta a eficiência de combustível, o que permitiria que os 797 alcancem 10.000 milhas com 1000 passageiros a bordo, mantendo uma velocidade confortável de cruzeiro de Mach 0,88, ou 654 MPH . Outra vantagem sobre a estrutura tubular é o tipo de limitação da asa do A380, que voa a 570 mph .

Descrição: cid:FC005696-A284-4948-BAD6-A57D7A1EA83F

A data exata da introdução do mercado 797 ainda é incerto. Mas as linhas de batalha estão claramente desenhadas nesta guerra para o futuro da supremacia da aviação civil.
Descrição: cid:ECC0B53E-8B28-437F-A5FA-1937E5C139B5

TANGO NO TRAPÉZIO

NEM TODOS PODERÃO DANÇAR DESTA FORMA...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Claúdia Oliveira faz zombaria com dinheiro público

A candidata a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira em vídeo gravado pelo marido Robério Oliveira, prefeito de Eunápolis, zomba do dinheiro público ao afirmar que investiria 2 bilhões em uma localidade, mas que 1 bilhão iria pro bolso dela. Confira o vídeo na integra.

      

SOBRE O CANDIDATO MÁRIO KERTESZ

O COMBATIVO JORNALISTA FERNANDO CONCEIÇÃO
MENCIONA ARTIGOS PUBLICADOS NO JORNAL A TARDE
SOBRE O ENTÃO PREFEITO DE SALVADOR
E HOJE, NOVAMENTE, CANDIDATO A PREFEITO.
VALE A PENA CONFERIR.

RIO 2016: PREVISÕES PARA OS JOGOS

José Simão é considerado o jornalista mais louco da imprensa brasileira, mas o que ele escreveu sobre as Olimpíadas a serem realizadas aqui em Tupiniquim é incontestável e, lamentavelmente, divertido.


De 2011 a 2015

1. ONGs vão pipocar dizendo que apóiam o esporte, tiram crianças das ruas e as afastam das drogas. Após as olimpíadas estas ONGs desaparecerão e serão investigadas por desvio de dinheiro público. Ninguém será preso ou indiciado.

2. Um grupo de funk vai fazer sucesso com uma música que diz: Vou pegar na tua tocha pra você pôr na minha pira.

3. Uma escola de samba vai homenagear os jogos, rimando “Barão de Coubertin” com “sol da manhã”. Gilberto Gil virá no último carro alegórico vestido de lamê dourado representando o “espírito olímpico do carioca visitando a corte do Olimpo num dia de sol ao raiar do fogo da vitória ”.

4. Haverá um concurso para nomear a mascote dos jogos que será um desenho misturando um índio, o sol do Rio, o Pão de Açúcar e o carnaval, criado por Hans Donner. Os finalistas terão nomes como : “Zé do Olimpo”, “ Chico Tochinha” e “Kaíque Maratoninha”.

5. Luciano Huck vai eleger a Musa dos jogos, concurso que durará um ano e elegerá uma modelo chamada Kathy Mileine Suellen da Silva.

Abertura dos jogos

1. A tocha olímpica será roubada ao passar pela baixada fluminense. O COB vai encomendar outra com urgência para um carnavalesco da Beija-flor.

2. Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e a bateria da Mangueira farão um show na praia de Copacabana para comemorar a chegada do fogo olímpico ao Rio. Por motivo de segurança, Zeca Pagodinho será impedido de ficar a menos de 500 metros da tocha.

3. Durante o percurso da tocha, os brasileiros vão invadir a rua e correr ao lado dela carregando cartolinas cor de rosa onde se lê GALVÃO FILMA NÓIS, 100% FAVELA DO RATO MOLHADO.

4. Pelé vai errar o nome do presidente do COI, discursar em um inglês de  merda  elogiando o povo carioca e, ao final, vai tropeçar no carpete que foi colado 15 minutos antes do início da cerimônia.

5. Claudia Leite e Ivete Sangalo vão cantar o “Hino das Olimpíadas” composto por Latino e MC Medalha. As duas vão duelar durante a música para ver quem aparece mais na TV.

6. O Hino Nacional Brasileiro será entoado a capella por uma arrependida Vanuza, que jura que "não bota uma gota de álcool na boca desde a última copa". A platéia vai errar a letra, em homenagem a ela, chorar como se entendesse o que está cantando, e aplaudir no final como se fosse um gol.

7. Uma brasileira vai ser filmada várias vezes com um top amarelo, um shortinho verde e a bandeira dos jogos pintada na cara. Ela posará para a Playboy sem o top e sem o shortinho e com a bandeira pintada na bunda.

8. Por falta de gás na última hora, já que a cerimônia só foi ensaiada durante a madrugada, a pira não vai funcionar. Zeca Pagodinho será o substituto temporário já que a Brahma é um dos patrocinadores. Em entrevista ao Fantástico ele dirá que não se lembra direito do fato.

9. Setenta e quatro passistas de fio-dental vão iniciar a cerimônia mostrando o legado cultural do Rio ao mundo: a bala perdida, o trafico, o funk, o seqüestro relâmpago e a favela.

10. Durante os jogos de tênis a platéia brasileira vai vaiar os jogadores argentinos obrigando o árbitro a pedir silencio 774 vezes. Como ele pedirá em inglês ninguém vai entender e vão continuar vaiando. Galvão Bueno vai dizer que vaiar é bom, mas vaiar os argentinos é melhor ainda. Oscar concordará e depois pedirá desculpas chorando no programa do Gugu.

11. Um simpático cachorro vira-lata furará o esquema de segurança invadindo o desfile da delegação jamaicana. Será carregado por um dos atletas e permanecerá no gramado do Maracanã durante toda a cerimônia. Será motivo de 200 reportagens, apelidado de Marley, e será adotado por uma modelo emergente que ficará com dó do pobre animalzinho e dirá que ele é gente como a gente.

12. Adriane Galisteu posará para a capa de CARAS ao lado do grande amor da sua vida, um executivo do COB.

13. Os pombos soltos durante a cerimônia serão alvejados por tiros disparados por uma favela próxima e vendidos assados na saída do Maracanã por “dois real”.

Durante os jogos

1. Caetano Veloso dará entrevista dizendo que o Rio é lindo, a cerimônia de abertura foi linda e que aquele negão da camiseta 74 da seleção americana de basquete é mais lindo ainda.

2. Uma modelo-manequim-piranha-atriz-exBBB vai engravidar de um jogador de hóquei americano. Sua mãe vai dar entrevista na Luciana Gimenez dizendo que sua filha era virgem até ontem, apesar de ter namorado 74 homens nos últimos seis meses, e que o atleta americano a seduziu com falsas promessas de vida boa nos EUA. Após o nascimento do bebê ela posará nua e terá um programa de fofocas numa rede de TV.

3. No primeiro dia os EUA, a China e o Canadá já somarão 74 medalhas de ouro, 82 de prata e 4 de bronze. Os jornalistas brasileiros vão dizer a cada segundo que o Brasil é esperança de medalha em 200 modalidades e certeza de medalha em outras 64.

4. Faltando 3 dias para o fim dos jogos, o Brasil terá 3 medalhas de bronze e 1 de ouro, esta ganha por atletas desconhecidos no esporte “caiaque em dupla”. Eles vão ser idolatrados por 15 minutos (somando todas as emissoras abertas e a cabo) como exemplos de força e determinação. A Hebe vai dizer que eles são “uma gracinha” ao posarem mordendo a medalha, e nunca mais se ouvirá deles.

5. A seleção brasileira de futebol comandada por Ronaldinho vai chegar como favorita. Passará fácil pela primeira fase e entrará de salto alto na fase final, perdendo para a seleção de Sumatra .

6. A seleção americana de vôlei visitará uma escola patrocinada pelo Criança Esperança. Três meninos vão ganhar uma bola e um uniforme completo dos jogadores, sendo roubados e deixados pelados no dia seguinte.

7. Os traficantes da Rocinha vão roubar aquele pó branco que os ginastas passam na mão. Um atleta cubano será encontrado morto numa boate do Baixo Leblon depois de cheirá-lo. O COB, a fim de não atrasar as competições de ginástica, vai substituir o tal pó pelo cimento estocado nos fundos do ginásio inacabado.

8. Um atleta brasileiro nunca visto antes terminará em 57º lugar na sua modalidade e roubará a cena ao levantar a camiseta mostrando outra frase onde se lê: JARDIM MATILDE NA VEIA.

9. Vários atletas brasileiros apontados como promessa de medalha serão eliminados logo no início da competição. Suas provas serão reprisadas em 'slow motion' e 400 horas de programas de debate esportivo vão analisar os motivos das suas falhas.

Após os jogos

1. Um boxeador brasileiro negro de 1,85m estrelará um filme pornô para pagar as despesas que teve para estar nos jogos e por não obter patrocínio.

2. Faustão entrevistará os atletas brasileiros que não ganharam medalhas. Não os deixará pronunciar uma palavra sequer, mas dirá que esses caras são exemplos no profissional tanto quanto no pessoal, amigos dos amigos, e outras besteiras.

3. No início do ano seguinte, vários bebês de olhos azuis virão ao mundo e as filas para embarque nos vôos para a Itália, Portugal e Alemanha serão intermináveis, com mães "ofendidas", segurando seus rebentos...









quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SOBRE A ARTE EGÍPCIA

FINALMENTE UM ESTUDO DE GRANDE QUALIDADE
SOBRE ALGUMAS CARATERÍSTICAS DA
CIVILIZAÇÃO EGIPCIA.
INCONTORNÁVEL!



ESTE MAR...

... SEM O QUAL NÃO HAVERIA VIDA...

QUANDO ROBERTO CARLOS VIRA FADO

TAXADO DE CABOTINO POR MUITOS
 E COM ALGUMA RAZÃO -
ROBERTO CARLOS TEM COMPOSTO ALGUMAS LINDAS CANÇÕES.
OUÇAM, NA VOZ DO EXCELENTE FADISTA NUNO DA CÁMARA PEREIRA,
"MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO"

        

A ESTRANHA BELEZA DA LÍNGUA PORTUGUESA



Este texto é dos melhores registros de língua portuguesa que eu tenho lido sobre a nossa digníssima 'língua de Camões', a tal que injustamente, tem fama de ser traiçoeira, infiel ou pérfida,

Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:

*Compatriotas*, *companheiros*, *amigos*!
Encontramos-nos aqui, *convocados *,*reunidos* ou *juntos*
para *debater*, *tratar* ou *discutir*
um
*tópico*, *tema* ou *assunto*,
 o qual me parece *transcendente*, *importante* ou de *vida ou morte*.
O *tópico*, *tema* ou *assunto*
que hoje nos *convoca*, *reúne* ou *junta*
é a minha *postulação*, *aspiração* ou *candidatura*
a Presidente da Câmara deste Município.

De repente, uma pessoa do público pergunta:

- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa?

O candidato respondeu:

- Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.

De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear e 'atira':

- Senhor *postulante*, *aspirante* ou *candidato*: (hic)
 o *facto*, *circunstância* ou *razão*
pela qual me encontro num estado *etílico*, *alcoolizado* ou *mamado* (hic),
não *implica*,*significa*, ou *quer dizer*
que o meu nível (hic) cultural seja *ínfimo*, *baixo* ou mesmo *rasca* (hic).
E com todo a *reverência*, *estima* ou *respeito*
que o senhor me merece (hic) pode ir *agrupando*, *reunindo* ou *juntando* (hic)
os seus *haveres*, *coisas* ou *bagulhos* (hic)
e *encaminhar-se*, *dirigir-se* ou *ir direitinho* (hic)
à *leviana da sua progenitora*, à *mundana da sua mãe biológica* ou à *puta que o pariu*!            

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TESTEMUNHO DE UMA GUIA-INTÉRPRETE

Bom dia.
Repasso aos senhores esta carta (abaixo) de uma jornalista francesa, postada no Blog do Dimitri. Quiçá a carta nos sirva de reflexão e - quem sabe um dia - seja motivo de reação.
Esta é a nossa triste realidade! Tenho dito, e repetido, o que, evidentemente, todos sabem: nosso Turismo é conduzido por pessoas que dele  nada sabem, ou, na melhor das hipóteses, pouco conhecem da sua intrincada engrenagem .. O resultado é - sempre - este desastre! Uma prova mais recente foi o World´s Poultry Congress - Congresso Mundial de Avicultura. O congresso do "NÃO": do "Não sei"...    Lá trabalhei como tradutora no stand de um produto apresentado pela primeira vez no Brasil. Fui contratada, vale ressaltar, diretamente,  pelos produtores.

Francamente, eu jamais tinha visto tanta incompetência agrupada. O pior, é que incompetências agrupadas proliferam como colônias de bactérias no lixo, ou seja, naquele imenso espaço de escombros  que insistimos em chamar de "Centro de Convenções", havia uma multidão equipada com moderna parafernália de comunicação: rádios, walk talk, celulares (que não paravam de tocar), seguranças de terno e gravata a cada 10 metros (em alguns espaços a cada 05 metros), enfim, uma multidão de rapazes e moças que "brincavam"; alegres, com sua credencial pendurada no peito tentando, através dela,  disfarçar a própria incompetência, o próprio desinteresse...


Nada (tinham) têm a perder, dado que aceitar tarefas mesmo sabendo da própria incapacidade para realizá-las  é uma característica que os medíocres trazem no DNA. Além do mais, se reconhecem meio a seus pares, e, portanto, acabam "se dando bem". Claro é, nós bem sabemos, que "se dar bem" é o que conta nesta sociedade cuja moral marcada a ferro traz como lema: "eu quero é levar vantagem em tudo".

Gente que mais parecia "gato em dia de faxina", andando de um lado a outro sem saber, exatamente, aonde ir. Porém, a diferença entre uns e outros era gritante, pois gatos ficam extremamente incomodados pela falta de direção, enquanto que o Staff do congresso sentia-se pleno e muito à vontade, como se estivesse num imenso playground onde tudo lhes era permitido, exceto, é claro, atender às necessidades dos expositores e congressistas, mesmo porque, ao que deram a entender, não sabiam ao certo o que lá faziam - e tampouco estavam interessados em saber.

Experiência própria, quando um expositor necessitava de algo banal como, por exemplo, encontrar um adaptador para a única tomada que tinha no seu stand, ou fazer xerox de documentos, ou reclamar sobre a internet (que "caía" o tempo todo e às vezes demorava muuuiiiito a voltar causando estresse àqueles longe de seus países) , tudo isso, melhor dizendo, essas coisas banais, cotidianas, eram problemas que demandavam muuiiitto caminhar atrás de um rapaz - ou de uma senhorita - que diante da pergunta mais banal respondia, automaticamente: "um momento senhor"...

A partir daí iniciávamos a Via Crucis; era um desfilar de nomes de gatos perdidos meio a multidão e que não sabiam aonde ir. O Joãozinho* era chamado pois necessitávamos de xeroxs, mas Joãozinho não sabia manusear a máquina e esta não era "a sua competência"; chamava-se então Mariazinha* que, questionada sobre o "por quê" a sala da xerox estava vazia, respondia, é claro, que nada  sabia a respeito.

Seguíamos à procura de um "responsável"(?); encontrado, este nos encaminhava a procurar  o que seria um "SAC". Lá encontravámos outro batalhão sem nada fazer e, pior, sem saber o que fazer - nem aonde ir. E assim foi, sucessivamente...No último dia do congresso decidimos deixar o stand sem tradutor: este, seguiu para fazer xerox fora dos Escombros.

E assim, dentro desses mesmos moldes, caminha o Turismo na Bahia... Mas não nos inquietemos: já já, a imprensa local alardeará que o Wordl Poultry International foi um SUCESSO!!! E todos nós fingiremos acreditar. Afinal, é também nossa marca a ferro fingir acreditar: e, assim, acreditando,  jamais seremos antipáticos, complicados, criadores de problemas.

Não! ... Nós seremos bonzinhos, agradáveis, generosos, simpáticos; afinal, é mais simpático ser simpático; esta performance ainda nos traz a vantagem de arriscarmos "levar vantagem em tudo".

*N.B: nomes ficitícios
Related Posts with Thumbnails