segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

OAB E OS 13 MORTOS

BAHIA NOTÍCIAS

OAB manifesta 'preocupação' com morte de 13 em operação no Cabula

OAB manifesta 'preocupação' com morte de 13 em operação no Cabula
Foto: Divulgação
Após a manifestação de entidades como a Anistia Internacional, ONG de defesa dos direitos humanos, a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) se manifestou na noite deste sábado (7) sobre a operação ocorrida na madrugada desta sexta-feira (6) no bairro do Cabula, em Salvador, que resultou na morte de 13 homens. 

Segundo o comunicado, a OAB relata “preocupação” com a ação policial empregada no caso. “No exercício do seu poder de polícia para a relevante missão de trazer segurança para a sociedade, a Polícia Militar está submetida à ordem constitucional de proteção da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos”, diz a nota. 

A OAB afirma que “sustenta o Governo que não houve excessos, mas sim resposta adequada a uma organização criminosa fortemente armada”, mas reforça que houve depoimentos, divulgados na imprensa baiana, “de que teria havido execução de homens já devidamente rendidos”. 

A entidade aponta que a situação deve ser “tratada com a gravidade que merece”, “a exigir do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e do Comando da Polícia Militar, bem assim do Ministério Público, a apuração imediata e isenta de todos os fatos, seja para afastar qualquer dúvida sobre a atuação da Polícia Militar, seja para identificar excessos e punir aqueles que tenham agido de forma distante dos valores constitucionais”. 

A Comissão de Direitos Humanos da entidade acompanha a apuração do caso. O comunicado aponta também preocupação com “qualquer discurso de valorização do alto número de mortos em total falta de sintonia com o necessário incentivo a uma cultura de paz e de respeito à vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails