quarta-feira, 15 de julho de 2015

CAMILA SPOSATI NO MAM

Artista premiada na Europa doa obra de arte para o MAM da Bahia

foto: dimitri ganzelevitch

Artista conceituada internacionalmente, com premiações na Itália, Finlândia, Inglaterra, Espanha, Islândia e várias no Brasil, Camila Sposati, doa obra de arte ao Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O recebimento da obra foi assinado pelo diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira, na última semana (06 a 10.07). "É uma honra receber a instalação dessa artista, agregando ao acervo do MAM que já possui mais de 1,2 mil obras, dentre modernistas e contemporâneas, com pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e documentação", afirma João Carlos. A doação foi em caráter perpétuo e sem restrições.

A obra 'Maquetes dos Teatro Anatômicos: Pádua, Itaparica, Mirny, Darvaza, Guatemala e São Paulo' é parte da série 'Teatro Anatônico da Terra' produzida no ano passado (2014), quando Camila esteve na Bahia convidada para residência artística da 3ª Bienal da Bahia. A instalação integra o objeto de estudo da artista.

"A ideia foi refazer o Teatro Anatômico do corpo do século XVI europeu, transformando-o em Teatro Anatômico da Terra, no século XXI, na residência que fiz na 3ª Bienal na Ilha de Itaparica", diz Camila. Trata-se de uma instalação com 10m² de dimensão, feita de terra preta queimada e crua, cerâmica, madeira e ferro. A Bienal é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), via IPAC e coordenação do MAM.

Exibindo 128 (1).jpg

PESQUISA CURATORIAL - Além da 3ª Bienal, Camila tem atuado junto ao museu, através do programa Atelier Livre do MAM, que utiliza espaços do complexo do Unhão como ateliê durante processos criativos. Ela faz questão de elogiar a experiência com o MAM. "Gostei da possibilidade de diálogo, do contexto livre de trabalhar, nada envolvido comércio do artista e de galerias", ressalta Camila.

De acordo com o diretor do MAM, Marcelo Rezende, a instalação doada por Camila deverá compor os Programas Expositivos do Museu do ano de 2016 ou 2017. "O MAM é um museu público e as obras do seu acervo podem chegar via editais e doações. O entendimento sobre a pertinência da obra no acervo da instituição é resultado de pesquisa e análise curatorial e museológica", explica Rezende.

Além do MAM, o IPAC administra o Palacete das Artes, no bairro da Graça, o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, o Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, além de outros museus em Candeias, Santo Amaro e Cabaceiras do Paraguaçu. A relação está no linkwww.ipac.ba.gov.br/museus. Informações sobre o MAM via telefones (71) 3116.8870, 3117.6137 e 3116.8877, ou no site http://mambahia.com/. Dados sobre o IPAC no site www.ipac.ba.gov.br, via o Facebook 'Ipacba Patrimônio' e o Twitter @ipac_ba.

BOX opcional: Camila Sposati nasceu em São Paulo, Brasil, 1972. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil e Paris, França. Em 1996 tornou-se bacharel em História pela PUC, São Paulo. No ano seguinte tornou-se pós-graduada em Fotografia pelo Cento di Ricerca de la Fotografia - CRAF, Lestans, Italy. Em 2000 teve mais uma pós-graduação, dessa vez em Artes Plásticas pela Goldsmiths College of Art, University of London, UK e em 2003 concluiu o Mestrado de Artes Plásticas na mesma universidade inglesa.
Prêmios:
Em 1997 ganhou pelo Centro de Ricerca de la Fotografia - CRAF - Pordenonne Italy.
Em 2000 ganhou pela CAPES/Apartes, Brasil. 
Em 2003 ganhou pela VITUOSE - Ministério da Cultura, Brasil e pela UNESCO/Ascheberg - Cable Factory, Helsinki, Finland.
Em 2004 foi seliconada no 5º Premio de Arte e Tecnologia Sergio Matta, Brasil.
Em 2005 ganhou o 6º Premio de Arte e Tecnologia Sergio Motta, Mensao Honrosa, Brasil e Concessão de Passagem Ministério da Cultura, Reykjavik, Iceland.
Em 2006 ganhou no 7º Salão do Mar, Prêmio Aquisição, Vitória do Espirito Santo,Brasil.
Em 2007 no Artist Links - British Council.
Em 2009 ganhou o 8º Premio de Arte e Tecnologia Sergio Motta, modalidade meio de carreira, Brasil
Em 2011 ganhou o Investigation Grant - Centro Cultural Montehermoso, Basque Country, Spain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails