sábado, 11 de abril de 2015

A ONDA AZUL


Por que a água do  brilha como luzes de neon quando uma onda rebenta na ? Um recente relatório do Discovery News forneceu uma resposta a esta pergunta.
De acordo com o biólogo marinho Jorge Ribas, a é causada por uma maré maciça de algas vermelhas, de bioluminescente, chamado Lingulodinium polyedrum. Os micro-organismos emitem luz em resposta ao stress, como quando uma onda se choca contra a costa, uma prancha de  passa pelas ondas, ou o remo de um kayaker salpica a água.
, ou seja, luz biológica, é uma característica de vários seres vivos, que, quando sujeitos a stress, brilham.

Esse  é observado com alguma regularidade, pelo menos desde 1901 ao longo das praias nos arredores de San Diego, na Califórnia.
Para os surfistas que não se importam de apanhar uma onda numa água cheia de papa de micro-organismos vermelhos, o  oferece a oportunidade de uma vida.


Este fenômeno não acontece apenas nas praias da Califórnia, já foi detetado também nas Ilhas Maldivas, onde foi registado pelo fotógrafo Will Ho. Várias espécies de fitoplâncton são conhecidas pela sua capacidade de brilhar, e as luzes podem ser vistas nos oceanos de todo o mundo, disse o biólogo marinho e especialista em bioluminescência Woodland Hastings, da Universidade de Harvard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails