domingo, 23 de março de 2014

LEMBRANDO A BELA IGREJA DO PASSO

POR QUASE QUINZE ANOS MOREI NUMA LINDA COBERTURA DO 28 DA RUA DO PASSO. HOJE É UMA RUÍNA, GARÇAS A UMA POLÍTICA CULTURAL CRIMINOSA.
O APARTAMENTO ERA PEQUENO, NÃO MUITO CONFORTÁVEL, MAS OFERECIA DUAS MAGNÍFICOS TERRAÇOS. UM COM VISTA PARA A BAIA DE TODOS OS SANTOS E OUTRA PARA A IGREJA DO ROSÁRIO DOS PRETOS.
NO FIM DAS TARDES DE INVERNO, QUANDO A LUZ DO SOL CADENTE SE FAZ MAIS DOURADA, VOLTAVA RÁPIDA Á CASA PARA DESFRUTAR DA SUNTUOSA ILUMINAÇÃO DA IGREJA DO ROSÁRIO.


EM OUTRA IGREJA, NA MINHA RUA, A DO PASSO, MISSAS ERAM CELEBRADAS COM REGULARIDADE. ALTARES NEO-CLÁSSICOS, LUSTRES CANDELABROS E CASTIÇAIS, BANCOS PARA OS FIEIS, CONFESSIONAIS... ENFIM ERA UMA IGREJA NORMAL, PARECIDA COM MUITAS OUTRAS NÃO FOSSE A ELEGÂNCIA DE SUA ARQUITETURA, TÍPICA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVIII.
NOTÁVEL, A PINTURA DO TETO "É UMA PERSPECTIVA ILUSIONISTA BARROCA, DE ORIGEM ITALIANA..." AFIRMA O INVENTÁRIO DO IPAC (1975).
NA ESCADARIA DA IGREJA FOI FILMADO "O PAGADOR DE PROMESSAS" QUE GANHARIA EM 1962 A PALMA DE OURO NO FESTIVAL DE CANNES.
NO PRINCÍPIO DOS ANOS 90, GESTÃO VIVALDO COSTA LIMA / ADRIANA CASTRO, A IGREJA FOI FECHADA PELO IPAC PARA RESTAURO. 
NUNCA MAIS ABRIRIA SUAS BELAS PORTAS

VEJAM COMO ESTÁ BEM CONSERVADO  HOJE, A BELA IGREJA DO PASSO...




E NEM TENTEM VISITAR O INTERIOR DO TEMPLO, POIS NADA RESTA DE SEU MOBILIÁRIO. TUDO FOI SAQUEADO, ROUBADO!
SABER QUEM SÃO OS CULPADOS NÃO SERIA MUITO DIFÍCIL, MAS... ONDE ESTÁ A VONTADE DE CONHECER A VERDADE E PUNIR OS CULPADOS? 

ASSIM VAI A MEMÓRIA DA PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL

PS.- NA ÉPOCA DA GESTÃO DE ADRIANA CASTRO, HOUVE UM ESCÂNDALO NO AEROPORTO DE SALVADOR. UMA CARGA IMPORTANTE CONTENDO OBJETOS DE ARTE SACRA FOI DETIDA ANTES DO EMBARQUE PARA PORTO-SEGURO. O ASSUNTO FOI ABAFADO E NINGUÉM TEVE MAIS NOTÍCIAS DO PARADEIRO DESTAS PEÇAS.

Um comentário:

  1. De pleno acordo com os comentários. Fui testemunha em 2011 do abandono das duas igrejas, jóias do passado que no presente devem ser conservadas para as gerações futuras.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails