domingo, 12 de janeiro de 2014

MAIS UM PROJETO PARA O CENTRO HISTÓRICO!

Projeto prevê recuperação de 326 ruas do Centro Antigo de Salvador 

Intervenção foi anunciada nesta quarta pelo governador Jaques Wagner.
Habitações serão construídas e monumentos da capital restaurados.


Governador anúncia intervenções no Centro Antigo de Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)

Ruas, calçadas, habitações e monumentos históricos instalados no Centro Antigo de Salvadorserão recuperados e revitalizados. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (11), no Palácio Rio Branco, pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. Segundo o gestor, todas intervenções estão orçadas em R$ 142 milhões e a previsão é de que durem 24 meses.
O governador afirma que a ação tem como objetivo não somente atrair turistas, mas também os próprios moradores, através do desenvolvimento urbano. "Essa joia que é o Centro Antigo de Salvador, que desperta a paixão do Brasil, é algo que tem que ser cuidado. Essa área é parte da nossa história, cultura e turismo. Acho importante que a gente esteja recuperando essa parte de Salvador. Que o Pelourinho não seja um museu a céu aberto, mas que tenha vida própria", acredita Jaques Wagner.
De acordo com o projeto, o Centro Antigo terá recuperadas 326 ruas e calçadas, incluindo rota acessível e ciclofaixas, além de construídas 359 habitações de interesse social. Em Salvador, estão previstos investimentos para 23 intervenções em monumentos, equipamentos e edificações, que serão executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Monumentos históricos situados em cidades como ItaparicaMaragogipe e Santo Amaro também serão revitalizados. 

"Nós vamos construir na área do Iphan, recuperando parte do seu território anterior. Ele será visível por um complexo muito importante, que é o complexo da Barroquinha, que também vai passar por uma enorme recuperação. Na tentativa de fazer aumentar a circulação vertical, a recuperação do elevador do Taboão, que é uma peça belíssima. O Forte da Gamboa, uma edificação importantíssima, será ligado por uma passarela ao Museu de Arte Moderna (MAM). Quando estiver recuperado, ele deverá abrigar o centro de escoteiros navais. O Forte de São Marcelo vai passar por duas intervenções importantes. A primeira, a recuperação do seu coroamento, uma obra que vem sendo adiada há 15 anos, e também a recuperação e restauração do monumento", relatou Carlos Amorim durante anúncio das intervenções.
Recuperação

Segundo o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, entre as ações que estão previstas na região está a restauração do conjunto da rua da Conceição da Praia, restauração e implantação da Biblioteca Anísio Teixeira, Igreja São Domingos, além da restauração do Forte São Marcelo.
comentário do blogueiro
No papel e nos discursos, é sempre uma maravilha. A realidade costume ter um gosto amargo. Três observações:
Porque esperar seta anos para concretizar este projeto? Suspeito que nada ou muito pouco será feito.
O montante da verba nunca revela a mesma importância.
Não vejo, nem na foto nem no texto a mínima refer~encia ao Ipac, nem vejo o Frederico Mendonça entre as personalidade sentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails