quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CONTRATAÇÃO DE ESTUDO POR 40 MI SEM LICITAÇÃO...

veja publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia 31.01.2013 Metro1

Nesta quinta, Diário Oficial publica contratação de empresa que vai auxiliar na modelagem econômica e financeira

Edital de licitação da Ponte Salvador-Itaparica será lançado em 2014, promete governo
Foto: Divulgação/Secom

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O edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica será lançado no primeiro trimestre de 2014, de acordo com informações do governo. Antes do edital, algumas ações serão realizadas ainda este ano antecedendo o edital. Nesta quinta-feira (31), será publicada no Diário Oficial do Estado a contratação da empresa de consultoria McKinsey & Company, que tem experiência em projetos de desenvolvimento, infraestrutura e financiamento para governos.

De acordo com o governo, a empresa vai auxiliar na modelagem econômica e financeira, criação de plano de desenvolvimento da região e apoio aos estudos técnicos a serem realizados. Além disso, a Secretaria do Planejamento (Seplan) foi a reponsável pela elaboração de um cronograma que inclui a publicação de editais para contratação de estudos de engenharia e de impactos ambientais, masterplan urbanístico, bem como um plano de atração de indústrias aliado a uma estratégia de desenvolvimento social.

De acordo com o secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), encerrado em 2011, definiu uma proposta conceitual para a ponte no que se refere aos aspectos paisagísticos, traçado, aproveitamento viário, elementos fundamentais para navegabilidade, número de faixas e conexão viária nas cabeceiras.

Ao longo de 2012, os estudos foram aprofundados e concluiu-se que o projeto vai além de um sistema viário de infraestrutura. "Entendemos que o Sistema Viário Oeste é um projeto de desenvolvimento socioeconômico regional que também demandará investimentos de infraestrutura, a exemplo de rodovias, saneamento, energia, além da ponte", afirma Gabrielli. Este ano, os estudos realizados serão submetidos à validação da consultoria.

Custos
O PMI apontou um investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões, sendo que engloba a construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura. Porém este é um dos pontos que a consultoria auxiliará o Governo do Estado, tanto para escolher o melhor modelo econômico, quanto para reduzir custos.

"A viabilidade econômica do projeto passa por recursos federais, recursos de endividamento, de cobrança de pedágio e aproveitamento de parte dos ganhos imobiliários com a valorização que virá desse empreendimento. Teremos valores mais precisos e detalhados após a conclusão do projeto básico de engenharia, que será licitado no segundo trimestre de 2013", ressalta o secretário.

Calendário de atividades

O calendário de atividades prevê, para o primeiro semestre deste ano, a contratação da consultoria para elaboração dos estudos técnicos, os quais englobam a estratégia de desenvolvimento socioeconômico da região do Recôncavo, modelagem econômico-financeira da concessão da ponte, plano de desenvolvimento imobiliário ordenado e estudos preliminares de engenharia.

Também no primeiro semestre de 2013 serão feitas as interações e articulações com partes interessadas, incluindo os municípios envolvidos. "Como a construção da ponte está inserida em um programa de desenvolvimento regional, a meta é integrar a expansão urbana com a intensificação do fluxo comercial, seja de cargas ou passageiros, viabilizando, portanto, uma redefinição completa dos municípios de Salvador, Itaparica, Vera Cruz e Jaguaripe. Por isso, ao longo deste ano, promoveremos uma ampla discussão com estes municípios", pontua Gabrielli.

Para o segundo semestre de 2013 está prevista a definição da estratégia de desenvolvimento socioeconômico do Recôncavo, bem como a definição das diretrizes regulatórias para o projeto. Já para o primeiro semestre de 2014, estão programadas consultas públicas, lançamento do programa e iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico da região, além da publicação do edital para a concessão da ponte.

Ponte


De acordo com o projeto arquitetônico proposto no encerramento do PMI, a ponte terá aproximadamente 12 km, com um total de seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamento, o que garante melhores condições de mobilidade, segurança e nível de serviço no longo prazo. "Com o aprofundamento dos estudos, algumas modificações poderão surgir, mas o projeto está adequado a um fluxo de tráfego crescente, resultante não apenas do movimento desviado das rodovias existentes e daquele induzido pelo aumento da população da Ilha, mas, sobretudo, pelo incremento no longo prazo da renda dos baianos", pondera o secretário do Planejamento do Estado.

O Comitê e o Grupo de Trabalho Executivo (GTE) é presidido e coordenado pelo secretário do Planejamento e integrado pelos secretários da Casa Civil, Infraestrutura, Fazenda e Desenvolvimento Urbano, além do presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia)



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