Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2015

ALAÍDE DO FEIJÃO

Exibindo Alaide do FeijaoftLucasRosario (4).JPG

TV Pelourinho faz homenagem a Alaíde do Feijão hoje (07) às 19h

O diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira, gravou hoje (07) pela manhã participação no vídeo-homenagem da TV Pelourinho sobre a quituteira baiana Alaíde do Feijão (FOTOS). A exibição acontece às 19h de hoje, na Rua das Laranjeiras, nº 26, Centro Histórico de Salvador (CHS). Alaíde é reconhecida por seus dotes culinários e por reunir em seu restaurante importantes representantes da cultura e das arte na Bahia. No mesmo horário será inaugurado o novo restaurante.

"Coincidentemente, a sede da TV Pelourinho é vizinha ao imóvel que será ocupado por Alaíde", explica João Carlos. O IPAC é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), detém cerca de 9% dos imóveis da área tombada do CHS e está cedendo um deles para instalar o restaurante de Alaíde, com termo de cessão e mensalidade. A TV Pelourinho pertence à ONG Ação Pela Cidadania e também ocupa um imóvel do IPAC.

"Há muito tempo luto por esse reconhecimento, mas o imóvel que eu ocupava na Ladeira do Cine Pax não tem estrutura e segurança adequadas", comenta Alaíde. Para o secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, o restaurante de Alaíde é quase um 'quilombo urbano'. "As pessoas que lá se encontraram, sobretudo, os afrodescendentes, sempre tramam coisas ligadas ao sonho e à esperança, realizando-as como ações culturais e afirmativas", comemora.

NOVAS OCUPAÇÕES - De acordo com João Carlos, a cessão do imóvel a Alaíde integra um modelo piloto para direcionar novas ocupações do parque imobiliário do IPAC no Centro Histórico. "Incentivaremos que Alaíde inscreva o seu restaurante como 'Ponto de Cultura' junto ao Ministério da Cultura", diz o dirigente. A ideia do IPAC é propiciar ocupações que promovam sustentabilidade e continuidade de atividades no parque imobiliário do Pelourinho.

João Carlos adianta que outra negociação já está sendo feita com o Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), José Bites, que implantará unidades em imóveis das Ruas Gregório de Mattos e Frei Vicente. "Além de manter atividades nos turnos matutino e vespertino, a UNEB se comprometeu de realizar ações e manter a frequência durante à noite, o que auxiliará na ocupação permanente do Pelourinho", lembra o diretor do IPAC.

O novo espaço para Alaíde contou com articulação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Grupo Olodum. A TV Pelourinho atende mais de 800 jovens com capacitação em audiovisual. O IPAC atua em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na política pública para proteção dos patrimônios culturais, materiais e imateriais, da Bahia. Saiba mais no site www.ipac.ba.gov.br, no Facebook 'Ipacba Patrimônio' e via o Twitter @ipac_ba.

Box opcional 1 - Alaíde é tradição: O ofício da produção de quitutes foi herdado a Alaíde da Conceição,66, (popularmente conhecida como Alaíde do Feijão) ainda durante a adolescência, através da sua mãe que possuía uma banca na região da Praça Cayru, no bairro do Comércio, desde a década de 1960. A banca funcionava das 18h às 6h, e durante a noite dezenas de soteropolitanos e turistas passavam pelo local para experimentar as iguarias, dentre as quais, o feijão se destacava. "Muitos estudantes, políticos e jornalistas passavam por lá, lembro bem do repórter policial, Alberto Miranda e do deputado Osório Villas Boas", relatou Alaíde. Com a aposentadoria da mãe, Alaíde tomou para si a responsabilidade de manter viva a tradição dos quitutes. e seguiu fazendo sucesso com a fórmula do tempero ensinada pela matriarca da família. Em 1993 a quituteira abriu seu primeiro restaurante no Pelourinho, e ampliou o cardápio, que passou a ter uma maior variedade de opções. Além do menu, fama de Alaíde também cresceu e chegou a diversas partes do país e até do exterior. "A fama da comida e o meu histórico de participação na vida cultural aqui da cidade fizeram com que as pessoas frequentassem cada vez mais o restaurante", afirmou Alaíde, mostrando as placas de homenagens recebidas de tradicionais blocos Afros e instituições públicas como a Prefeitura de Salvador e a Fundação Cultural Palmares, além dos recortes de matérias de destaque em revistas e jornais.

SERVIÇO
O quê: Vídeo-homenagem da TV Pelourinho
Data: hoje, terça-feira, 07.07.2015
Local: Restaurante Alaíde do Feijão - Rua das Laranjeiras, nº 26, Pelourinho.
Hora: a partir das 19h

Fotos em BAIXA resolução em ANEXAS
Fotos em ALTA resolução nos LINKS:
Crédito Fotográfico obrigatório - Lei nº 9610/98: Lucas Rosário e Helder Florentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário