Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

SIVUCA NA SUÉCIA

"Em 1969, uma rede de TV sueca exibiu um especial com Sivuca (1930-2006), de pouco mais de meia-hora. Sem barba, o músico paraibano exibe todo seu virtuosismo alternando violão e acordeon e até cantando alguns números de bossa nova.Sivuca dedicou o repertório ao jazz e bossa nova, soltando a voz em versões para ‘Arrastão’(creditada pelo programa somente à Vinicius de Moraes, ignorando Edu Lobo) e numa versão arrebatadora para ‘Berimbau‘, precedida por uma breve explicação a respeito do instrumento que dá nome à composição de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
A apresentação abre com uma estrondosa versão instrumental para ‘Céu e mar’, de Johnny Alf, com o dedilhado preciso de Sivuca no acordeon.
No palco, Sivuca e seu trio – James Phillips (contrabaixo), Luizito Ferreira (bateria) e Leopoldo Fleming (percussão) -receberam dois convidados suecos, amigos músicos que Sivuca fez em sua temporada no país. O primeiro a dividir os holofotes com o paraibano foi o clarinestista sueco Putte Wickman(1924-2006), com quem gravaria dois discos entre 1968 e 1969.
Com ele, Sivuca mostrou ‘Felicidade‘ (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), ‘La pluie sur la mer‘, música de Sivuca lançada um ano antes no disco que o paraibano fez com o sueco (Sivuca Med Putte Wickman Orkester) e o standard ‘There will neve be another you‘, de Harry Warren, regravada por Chet Baker, Frank Sinatra e Shirley Bassey, entre muitos outros.Na sequência, Sivuca chamou a cantora (e atriz) Monica Zetterlund (1937-2005), que deu voz à versão em inglês de ‘Insensatez’, de Tom e Vinicius."

Nenhum comentário:

Postar um comentário