Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

NÃO É SÓ NA BAHIA

Igreja transformada em centro comercial perde classificação de monumento nacional


Igreja transformada em centro comercial perde classificação de monumento nacional

O que resta da capela-mor da Igreja de São Domingos "foi tal forma desvirtuado e descaracterizado que perdeu as características" que originaram classificação.

A capela-mor da Igreja de São Domingos, em Coimbra, foi esta segunda-feira desclassificada como monumento nacional, de acordo com uma determinação publicada em Diário da República (DR) e que conclui um processo iniciado em junho de 2014.
No texto hoje publicado em DR, lê-se que da igreja de São Domingos, erguida na segunda metade do século XVI, no âmbito de um projeto nunca concluído, apenas resta a capela de Jesus: "o transepto ruiu quase por inteiro com o terramoto de 1755, a capela do Tesoureiro foi trasladada, os espaços interiores ainda restantes foram ocupados, depois de 1834, por garagens e oficinas, ali funcionando hoje um centro comercial que alterou totalmente a estrutura".
"E a capela-mor, objeto da classificação, resume-se à sua parede fundeira, descaracterizada, que serve de fachada ao espaço comercial", adianta o DR, na sustentação da desclassificação do monumento, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
"Considera-se, desta forma, que aquilo que resta atualmente da Igreja de São Domingos, e mesmo da sua capela-mor, quer no que respeita à integridade dos vestígios materiais, quer no que respeita à sua carga simbólica e dignidade, foi de tal forma desvirtuado e descaracterizado que perdeu as características patrimoniais e culturais anteriormente valorizadas e julgadas essenciais à manutenção da classificação de âmbito nacional", adianta o DR.
Em janeiro, a Direção-Geral do Património Cultural propôs a desclassificação do monumento, processo hoje concluído com a publicação em Diário da República. Na altura, a diretora da Direção Regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro, disse à agência Lusa que a Igreja de São Domingos "não cumpria a sua função" de monumento nacional.
"Face a todas as obras [de que a igreja foi alvo ao longo dos anos] e por funcionar um centro comercial dentro do monumento", entendeu-se "que valia a pena desclassificá-lo", afirmou Celeste Amaro.
No edifício privado que no passado acolheu um templo católico, na rua da Sofia, funciona um centro comercial desde os anos 1980, depois de o imóvel classificado - identificado como "Igreja de São Domingos (capella -mor) inacabada" - ter albergado uma garagem e oficina de automóveis.
A capela do Tesoureiro, que integrava igualmente a Igreja de São Domingos, na rua da Sofia, na baixa de Coimbra, foi também desclassificada em 1971. Parte desta capela foi preservada pelos proprietários do centro comercial, enquanto a outra parte pode ser apreciada no Museu Nacional de Machado de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário