Páginas

sábado, 21 de março de 2015

O PASSEIO PÚBLICO

LUÍS FREIRE

Vejam com já foi lindo! Hoje um espaço maltratado, mal utilizado e sem alma!!!
O que acontece com essa terra do Sr. do Bonfim???



O nosso Passeio Público
Foi inaugurado em 1810 pelo 8º Conde dos Arcos, Dom Marcos de Noronha e Brito, então governador da Bahia, em um terreno adquirido para esse fim pelo governo estadual, em 1803.



Ornado de flores e árvores frutíferas transforma-se num importante espaço de lazer e local onde aconteciam grandes festas populares.
O primeiro monumento lápide da Bahia, um obelisco de forma piramidal, em mármore português, em comemoração a passagem da família real portuguesa por Salvador em 1808, foi aí colocado.
Por ocasião da visita do Imperador Dom Pedro II, em 1859, foram plantadas no local as palmeiras imperiais e mais tarde a construção do coreto, onde se apresentavam as bandas militares nas noites de sexta-feira e nas tardes de domingo.



Em 1913, o governador J. J. Seabra transfere o obelisco para a Praça da Aclamação, em frente ao palácio.
Em 1925, foi beneficiado com ampla reforma e instalação de um parque infantil. Nas três décadas seguintes, abrigou importantes espaços de arte e cultura: o programa Hora da Criança, do professor Adroaldo Ribeiro Costa; a Galeria Oxumaré; a Boate Manhattan e o Restaurante Perez e a primeira companhia teatral profissional da Bahia, "Companhia Teatro dos Novos e depois o Teatro Vila Velha, o único ainda existente.



Após a transferência da residência dos governadores para o Palácio de Ondina, o Passeio Público passou a ser alvo de vândalos, sendo as atividades artístico-culturais, desativadas. 


Resultado de imagem para FOTOS DO PASSEIO PÚBLICO EM SALVADOR

Em 1990 recebe tratamento e nova reforma, possuindo o “acervo verde” – identificação botânica de todas as espécies vegetais, com a colocação de placas para identificar as 55 seculares árvores, ali existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário