Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

LAPA: UMA CARTA DA IAB

Resultado de imagem para LELÉ: PROJETO DA LAPA

Salvador, 14 de janeiro de 2015
Senhores Secretários,

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia, entidade que congrega arquitetos e urbanistas domiciliados neste Estado, registra aqui sua preocupação ao tomar conhecimento da notícia veiculada na mídia desta capital, nesta última terça-feira, dia 13, que trata da autorização para o início das obras de requalificação da estação de Transbordo Cleriston Andrade, a Estação da Lapa, a partir de contrato efetivado entre a prefeitura de Salvador e a concessionária Nova Lapa.
A estação da Lapa, executada em 1986, pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, é um importante espaço público de Salvador, representa um meio de acesso da grande população à região centro da cidade – fundamental para mobilidade diária de milhares de usuários. Projeto este que traz a marca da arquitetura de Lelé, pela sua inserção com a cidade e pela apropriação de tecnologia construtiva e com as questões de conforto ambiental.
A necessidade de atualização e recuperação da Estação é inquestionável, entretanto o projeto divulgado ou imagens apresentadas, não considera qualquer referência com a questão atual, e ao que tudo indica representa a total substituição por outra arquitetura, que neste caso não contextualiza com o Center, vizinho aos Shoppings Lapa e Piedade, desestimulando cada vez mais o comércio de rua do centro antigo de Salvador.
Por outro lado o IAB-BA defende processos mais transparentes de decisão de intervenção na cidade e ações vinculadas ao planejamento, com participação social e envolvimento da comunidade técnica, tendo como bandeira histórica o Concurso como instrumento de escolha de projetos para equipamentos e áreas públicas. Considera assim, o Concurso Público como processo mais democrático de contratação de projetos, modalidade que deve avançar ao projeto completo, e que tem como critério de escolha a qualidade da proposta em detrimento dos menores preços – condição normalmente adotada pelo setor público.
Neste sentido, o IAB-BA solicita um pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Prefeito e dos Senhores Secretários, e o agendamento de uma reunião com objetivos de ainda rever a forma de contratação para requalificação do Terminal da Lapa, assim como para tratarmos de outras ações que estão sendo planejadas e licitadas na cidade de Salvador.
Certos do atendimento, agradecemos antecipadamente e nos colocamos à disposição para os esclarecimentos necessários através do e-mail presidente@iab-ba.org.br e pelos telefones (71) 3335-1195 ou 8788-5809.
Atenciosamente,
Arquiteta Solange Souza Araújo
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário