Ao visitarmos, em viagem de férias, o lugar onde um dia esteve a imponente Cartago, uma coisa que muito nos intrigou foi: onde foram parar as colunas da cidade púnica e depois da cidade romana construída quando Cartago foi conquistada e arrasada em 146 a.C.?
As duas cidades foram exemplos de exuberância e riqueza no Mediterrâneo. As maquetes de suas reconstituições são muito impressionantes e o objetos expostos nos museus da Tunísia, especialmente no Muséeu National du Bardo, atestam a pujança das duas Cartagos ).(http://www.bardomuseum.tn/).
No local, no entanto, restam apenas pequenos fragmentos de colunas:
Certamente algumas delas podem ter ido parar em grandes museus europeus, mas obviamente não todas.
Onde estariam?
A resposta, pelo menos parcial, apareceu quando visitamos a Grande Mesquita de Kairouan, a uns 150 km. de Túnis.
Trata-se do quarto lugar mais sagrado do mundo islâmico (Jerusalém, Medina, Meca e Kairouan).
Descobrimos então que ali estão mais de 868 colunas (na contagem do nosso guia local), muitas delas púnicas e romanas, provenientes do antigo site de Cartago, lado a lado com outras "reaproveitadas" de outras cidades romanas tunisianas. A mesquita foi edificada entre os séculos VII e IX. Não se pode entrar no edifício, mas se pode fotografar o interior porta aberta e muitas das colunas estão ao redor do pátio externo.
As que sobraram no sítio cartaginês foram provavelmente usadas na Mesquita de Túnis (Aghlabid Ez-Zitouna), do século VIII, que também exibe um enorme número de colunas "clássicas". A prática do "reaproveitamento" era normal. A Grande Mesquita de Córdoba, na Andaluzia, foi construída, em sua parte mais antiga, da mesma forma.
Em anexo fotos da mesquita de Kairouan e algumas de suas colunas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário