Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O ALTO SALTO DO PINTINHO

Hoje quero falar com destaque destes patinhos: três dias após quebrar a casca do ovo os pintinhos de ganso-de-face-branca  ou bernaca, muito comuns nas ilhas do Atlântico Norte, devem realizar um enorme salto para se juntar com seus pais e começar assim o restante de sua vida.

O incrível salto no vazio dos filhotes de ganso-de-face-branca

Estes anatídeos costumam fazer seus ninhos em escarpados rochosos, em zonas que vão desde o Báltico até a Groenlândia, em paredes extremamente íngremes longe dos predadores (principalmente raposas do ártico e ursos polares), mas também longe da erva que lhes serve de alimento. Assim como todos os outros gansos, os bebezinhos de bernaca não são alimentados pelos pais. E por isso os pequenos incapazes de voar, são animados por seus progenitores a saltar no precipício para buscar zonas onde pastar.

Antes de continuar, e para ressaltar a proeza dos bernacas, queria falar e mostrar um vídeo incrível de um outro anatídeo, o pato-carolino, que também faz ninhos em buracos árvores bem altas e que exatamente por isso é conhecido como pato das árvores. Poucas horas após eclodirem os patinhos-carolinos devem saltar para o chão onde poderão encontrar alimentos. Os pequenos devem ser dotados anatomicamente de algum sistema de suspensão para não se esborracharem. Veja só que bacana:




Leia mais em: O incrível salto no vazio dos filhotes de ganso-de-face-branca - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=32505#ixzz3PITp0iyT




Um comentário:

  1. Já não basta nascer?... Ainda tem que pular no vazio?... E tem gente que se queixa...

    ResponderExcluir