Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

MUSEU CASA DO PONTAL



Com a missão de trabalhar pela memória, reconhecimento e valorização da arte popular brasileira, por meio de atividades de pesquisa, preservação e divulgação ampla de seu acervo, o Museu Casa do Pontal, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ, é o mais importante museu de arte popular do Brasil.



Nossa visita a este local vai trazer retratos da memória de um país rico em cultura e diversidade. Seu acervo — resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque — é composto por cerca de 8 mil peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX, entre esculturas, bonecos, entalhes, modelagens e mecanismos articulados, produzidas com o uso de barro, madeira, tecido, areia, ferro, alumínio, miolo de pão, palha e arame.
Entre os exemplares estão bonecos de Mestre Vitalino, Zé Cabloco e Manuel Eudócio que retratam os costumes de festas do interior do Brasil. Os tipos brasileiros como vaqueiros, cangaceiros, integrantes de escolas de samba, noivos em trajes de casamento também estão representados. Peças de Noemisa, Antonio Porteiro, Adailton Lopes e Mestre Didi também compõem o acervo, que continua sendo atualizado com parcerias e colaborações diversas.
O Museu Casa do Pontal está instalado em um sítio de 12.000 m², no Recreio dos Bandeirantes. Seus amplos jardins foram especialmente desenhados para promover uma perfeita integração entre a vegetação, as galerias do museu e a reserva ecológica que se estende em torno. Nesse mais de 35 anos de atuação, o Museu empenhou-se em construir alicerces que permitem que o seu acervo seja socialmente protegido e amplamente usufruído.
Além disso, o Museu conta com um programa especial de visita de estudantes, educadores e estudiosos. Para se ter uma ideia, desde 1996, já atendeu mais de 400 mil pessoas através do seu Programa Social e Educacional (o equivalente a cerca de 111 por dia) que envolve visitas teatralizadas, exposições itinerantes e formação continuada de educadores e gestores de projetos culturais e sociais.
Exposições permanentes enriquecem a visita. Em 1.500 m2 de galerias, 4.500 obras produzidas desde meados de 1950 até hoje estão expostas no local, representativas do universo cultural brasileiro, com suas  variadas culturas rurais e urbanas. A exposição possibilita uma visão abrangente da vida brasileira e suas atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Vale ressaltar que o Museu Casa do Pontal foi organizado tematicamente em 12 setores que se completam no circuito da exposição.
Venha conhecer conosco este espaço de cultura e arte. Não perca o episódio especial do Conhecendo Museus no Museu Casa do Pontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário