Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

BARROCO BRASILEIRO


Importantes obras sacras do santeiro mineiro conhecido como Mestre de Sabará (ativo a partir de 1780) estão sofrendo degradações e perdas das estruturas escultóricas e pictóricas em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte 

Trata-se de um conjunto de imagens de roca e de vestir,usadas então nas procissões da Quarta Feira de Cinzas,quando as Irmandades da Ordem Terceira de São Francisco dos Pardos do Cordão realizavam essa procissão.



Um grupo dessas imagens,encontra-se em péssimos estados de conservação, armazenadas em caixas de papelão, em armários de paredes,e em baús de madeira todos em estados precários de conservação,sujeitos a umidades,e ataques de xilófagos como pode-se perceber nitidamente nas imagens.

Trata-se de imagens de um certo esmero e relevante importância histórica dentro do conjunto patrimonial da cidade de Sabará.



O escultor em questão cognominado por "Mestre de Sabará" ou Mestre de São Francisco de Sabará,identificado no livro "Devoção e Arte" organizado por Beatriz Coelho,identifica como sendo provável o nome do escultor em questão, de acordo com pesquisas no livro "Em Torno da História de Sabará",escrito por Zoroastro Viana dos Passos,em registros de recebimento das faturas de uma imagem de São Francisco e outra de Santo Antonio, de nome Domingos Pinto Coelho,que trabalhou também nas talhas em pedra da capela. (Sic) "Devoção e Arte" página 142. 


Outras importantes esculturas atribuídas ao Mestre de Sabará encontram-se na mesma Igreja como a excelente imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, São Francisco Penitente e um Senhor Morto de talhas inteiras, como outras imagens de roca da referida Igreja,atribuídas ao santeiro em questão.

Seria um grande prejuízo ao Patrimônio Histórico Nacional,e ao Patrimônio religioso da cidade se essas referidas imagens virem a se perder por falta de conservação,restauros,e condições apropriadas para manutenção dessa parte da história de Sabará...

Nenhum comentário:

Postar um comentário