Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O ORGULHO DOS BRASILEIROS

'Essas pessoas roubaram o orgulho dos brasileiros', diz Janot

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante entrevista coletiva sobre a Operação Lava jato
  • Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante entrevista coletiva sobre a Operação Lava jato
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta quinta-feira (11) que as pessoas envolvidas no esquema de desvio de recursos da Petrobras "roubaram o orgulho dos brasileiros".
"Essas pessoas, na verdade, roubaram o orgulho dos brasileiros. A complexidade dos fatos nos leva a intuir a dimensão dessas organizações", afirmou Janot.
Janot afirmou que as investigações continuarão e cada um dos envolvidos será punido conforme a responsabilidade no esquema criminoso.
De acordo com o procurador-geral, o trabalho para elucidar todos os crimes "não será rápido" e ele atuará dando apoio às investigações.
"Meu papel aqui é dar apoio a essa nova fase que se inicia. O MPF não fala aquilo que fará, mas dá conhecimento à sociedade aquilo que fez e esclarece sua atuação", disse.
Dos 35 denunciados, 22 pertencem às empreiteiras OAS, Camargo Corrêa, UTC Engenharia, Engevix, Mendes Júnior e Galvão Engenharia. Além deles, foram denunciados Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras, e o doleiro Alberto Youssef, operador do esquema. Completam a lista outros suspeitos de participarem das operações de lavagem de dinheiro, inclusive Enivaldo Quadrado, que já foi condenado no mensalão a três anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro.
Segundo o procurador da República Deltan Dallagnol, os desvios feitos pelos suspeitos em contratos da diretoria de abastecimento somam cerca de R$ 300 milhões. O MPF pede que sejam ressarcidos R$ 1 bilhão a título de indenização. "Empresas corruptoras precisam ser punidas de modo firme para que elas não cogitem corromper novamente", afirmou o procurador.
Ainda de acordo com Dallagnol, foram praticados 154 atos de corrupção e 105 atos de lavagem de dinheiro pelos 35 denunciados.

Um comentário:

  1. Dimitri, Acrescento,sem medo de errar: e a dignidade da Petrobrás. A imagem da Empresa no exterior, JA ESTA NO FUNDO DO POÇO,alem do pre-sal.uma ver -
    gonha para todos nós brasileiros.
    Climério Andrade

    ResponderExcluir