Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O TADEU ARAUJO MANDOU ONTEM...




Conforme havia mencionado anteriormente, está acontecendo em Salvador a décima edição do "Panorama Internacional Coisa de Cinema", que vai até amanhã, com filmes exibidos no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e Sala Walter da Silveira. Dentro desse evento há um conjunto de atividades, entre elas a Oficina de Escrita Crítica, que aconteceu no período de 27 a 30/10/2014. Tomei conhecimento dela no site do Jornal A Tarde e, pelo fato de me interessar pela coisa, inscrevi-me. 
Pois, vejam, a experiência foi muito legal. Além de ter assistido a diversos filmes (dentro da oficina, apenas curta-metragens), conheci uma galera bem bacana, aprendi outras tantas e por aí vai. 
No meio de tudo a que me vi exposto no período, três me surpreenderam, e muito. A primeira, foi ter percebido como é possível construir histórias fantásticas em pequenos espaços (assisti a curtas de até 5 minutos, embora a maioria durasse aproximadamente 20) e perceber quanta gente talentosa há na área, mas que o grande público nem sonha que existe, já que a grande media não dá espaço. 
Eu, inclusive, tinha o maior preconceito contra curta-metragem. Pura bobagem. 
A segunda, foi ver outros tantos longas também espetaculares e feitos com pouco recurso, realizado por diretores igualmente desconhecidos. 
A terceira, foi ter presenciado a aguçada percepção de meus colegas de curso, sendo alguns deles quase adolescentes de tão jovens, mas, ainda assim, geniais nas intervenções que fizeram, ao ver os curtas. Pra coroar com chave de ouro, tivemos um "teacher" pra lá de bacana e extremamente generoso no compartilhamento das informações.
Dos filmes que assisti no Panorama, relaciono os seguintes, por ordem de apaixonamento: Ela volta na quinta, de André Novais, Sem coração, de Nara Normande e Tião, A era de ouro, de Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes, Camila, de Clarissa Rebouças e Virginie Dubois e Quinze, de Maurílio Martins. Além desses, assisti a coisas maravilhosas no antes e durante a Oficina, como Em trânsito, de Marcelo Pedroso, Pouco mais de um mês, de André Novais, Menino do cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira e A mão que afaga, de Gabriela Amaral Almeida.
Ainda como desmembramento da Oficina de Escrita Crítica, alguns alunos inscreveram-se para produzir resenhas sobre os filmes assistidos, dentro do evento intitulado "Pílulas Críticas". 
Por enquanto eu escrevi dois, não sei se darei conta de resenhar mais algum. Se quiserem dar uma olhada, acessem o link http://pilulascriticaspanorama.wordpress.com/. Para mais informações sobre o festival, inclusive a programação dos filmes que estarão em cartaz até amanhã, vejam em:http://coisadecinema.com.br/x_panorama/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário