Páginas

sábado, 6 de setembro de 2014

DEVASTAÇÃO

  • Retratos da devastação
Em geral, as imagens da Amazônia costumam nos mostrar florestas exuberantes, espécies coloridas, vida e beleza por todo o lado. Os registros do fotógrafo Rodrigo Baleia, impossível negar, também são belos – mas estão longe de representar o encanto da natureza. Pelo contrário, são flagrantes assustadores da destruição da floresta amazônica.  
Há cerca de 15 anos ele registra o desmatamento da região, num trabalho que serve de alerta para a degradação do ecossistema local. O fotógrafo conta que, em suas muitas viagens, o mais difícil era captar a proporção da tragédia: muitas vezes, mesmo voando a 4 mil metros de altitude, não era possível registrar toda a devastação com suas lentes.
Confira alguns exemplos do trabalho de Baleia. Em muitos deles, é difícil sequer perceber que realmente se tratam de registros amazônicos, dado o nível de degradação do ambiente.  






Mais flagrantes de destruição, além de outros registros que mostram povos indígenas e parte da biodiversidade da floresta, podem ser vistos na exposição on-line Amazon rainforest: development or collapse?. 
Leia mais sobre meio ambiente na página da Ciência Hoje On-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário