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domingo, 8 de junho de 2014

SOBRE TANGO (I)

GILBERTO OLIVEIRA SANTOS
Dimitri, amigo,

Com referência ao seu blog de 05.6.2014, o item TANGO traz dois erros de informação que, se você me permite, farei a correção com um breve histórico. De início, há uma nota dizendo que o autor é Geraldo Rodriguez, que ele escreveu aos 17 anos e vendeu por 20 pesos uruguaios. Quem escreveu deveria estar se referindo ao tango LA CUMPARSITA, porém o tango executado é EL CHOCLO, De ÁngelVilloldo.


   La Cumparsita foi escrito em 1916 por GERARDO HERNÁN MATOS RODRÍGUEZ, então com 16 anos, visto que seus biógrafos dizem ter ele nascido em 1900, embora o “Anuariodel Tango” registre 1900 e 28.3.1897. O que não se tem dúvidas é que faleceu em 25.4.1948 em Montevideu, cidade em que havia nascido. Pianista e compositor, ele também esteve vinculado ao cinema e ao teatro e foi cônsul uruguaio na Alemanha, na cidade de Bremen. O mundo o conhece por essa composição, mas também escreveu outros temas destacando-se Che papusaoí, La muchacha del circo, Canto por no llorar, Mocosita etc. Em 11.10.1923 estreou profissionalmente executando ao piano a sua obra prima.

   Inicialmente La Cumparsita era uma marcha que ele compôs para homenagear o colégio onde estudava, porém cometeu algumas falhas por ser muito jovem. Naquela época, o tango começava a ganhar espaço fora de Buenos Aires e um maestro argentino de nome Roberto Firpo passou a fazer sucesso no Uruguai com um quarteto. Matos Rodríguez dirigiu-se a ele após o espetáculo e lhe pediu para efetuar algumas correções transformando a marcha em tango. Firpo, pianista de grande experiência, pediu que ele retornasse na noite seguinte quando tocou sua peça com muito aplauso.

   E assim nasceu La Cumparsita com as correções de Roberto Firpo, que ainda acrescentou a primeira parte, visto que a música estava “capenga” (Neste particular Piazzolla fazia gozações ao ver tanto sucesso numa música que tinha defeitos). Mas por incrível que pareça o tango mais popular é também o mais confuso com fatos que dariam para encher um livro. De início, o garoto vendeu a partitura para uma editora de registros fonográficos por 12 pesos, o que lhe ensejou motivos para entrar na Justiça anos depois buscando recuperá-la visto que era menor de idade quando efetuou a transação. 


Em 1923 o primeiro grande poeta do tango, Pascual Contursi, colocou letra e trocou o nome com as palavras iniciais “Si supieras”. Junto com Enrique Maroni, homem, de teatro, lançou uma peça teatral com aquele título. O sucesso teatral foi grande e quando Francisco Canaro apresentou sua orquestra em Paris Matos Rodríguez, que passou a viver na Europa, foi assisti-lo e ouviu o maestro anunciar “Si Supieras” executando sua composição. Logo que o conjunto deu os primeiros compassos o autor protestou gritando que “este tango é meu”, tumultuando o ambiente. Ele protestava pela omissão de seu nome e porque não havia escrito nenhuma letra.


(SEGUE)

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