Páginas

terça-feira, 10 de junho de 2014

LA CUMPARSITA (III)

EL CHOCLO
gilberto oliveira santos

   Até aqui procurei corrigir as falhas contidas no blog do Dimitri de 05.6.2014 relativas à La cumparsita enquanto realizava um pequeno histórico daquele tango que é a composição mais gravada no mundo. Agora vou seguir com El Choclo que é a música executada naquele blog.

   El Choclo significa “O milho”, nome muito simples para o segundo maior tango, escrito em 1903, anterior a La Cumparsita. É ele que escutamos executado por um quinteto apresentado no referido blog, tal como foi escrito sem letra, a qual só apareceria anos depois, quando Juan Carlos Marambio Catán, cantor e compositor, fez uma, que começa com “Vieja milonga que en mis horas de tristeza...” até que no fim da década de 1940, durante a realização de um filme musical sobre o tango, a atriz Libertad Lamarque exigiu que trocassem a letra por outra mais forte e o diretor encarregou o grande ”filósofo do tango” Enrique Santos Discépolo para que atendesse ao pedido daquela estrela, surgindo a segunda letra: “Con este tango que es burlón y compadrito/ batió sus alas La ambición de mi subúrbio...”


   Nascido em data que nunca foi corretamente revelada (supõe-se que seria 16.01.1861 ou 30.7.1895) e falecido em 14.10.1919, ÁNGEL GREGORIO VILLOLDO ARROYO, ou simplesmente Ángel Villoldo, escreveu sua obra prima a partir de uma brincadeira. É que o tango dava seus primeiros passos no início do século XX e alguns boêmios ligados à música costumavam reunir-se em um salão onde era servido milho cozido numa grande panela. Ali eles bebiam e cantavam suas criações até altas horas da noite, cada um apresentando suas composições musicais. 
Numa noite surgiu um debate sobre quem seria o melhor compositor, se Villoldo ou outro boêmio de nome não registrado na história do tango.

   Aquela dúvida seria tirada na noite seguinte, ficando acertado que cada um deles levaria uma nova composição e o perdedor teria de comer todo o milho que estivesse na panela. E assim foi feito com Ángel Villoldo sendo proclamado vencedor enquanto o adversário comia um monte de milho sob o apupo da turma. Nada mais justo que batizar aquela obra prima com o nome de milho (El choclo).




   Embora seja mundialmente conhecido por aquela composição, Villoldo também compôs milongas e outros sucessos, dentre os quais La morocha, El esquinazo, El porteñito, Petit salón, Yunta brava e El torito, para citar apenas os de maior sucesso. Ele foi guitarrista, compositor, “payador” (repentista que se faz acompanhar da guitarra), cantor, ator de circo e autor teatral, tendo sido denominado “El Papá del tango criollo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário