VIAGEM AOS CLÁSSICOS DO CINEMA ITALIANO
Dia 4 (sexta feira) - MARTIN SCORSESE, A MINHA VIAGEM À ITÁLIA – 1ª. Parte
Direção: Martin Scorsese – USA, 1999
Apresentação e Narração: Martin Scorsese
Gênero: Documentário
Duração: aprox. 120 minutos / Preto e Branco
Sinopse: Martin Scorsese, o famoso diretor ítalo-americano, mostra e comenta os grandes filmes italianos que marcaram sua infância e juventude e influenciaram seu trabalho no cinema.
De Rossellini a Fellini, de Vittorio de Sica a Luchino Visconti, passando por Michelangelo Antonioni. Imperdível para os fãs de cinema este documentário em duas partes.
Dia 9 (quarta feira) – MARTIN SCORSESE, A MINHA VIAGEM À ITÁLIA – 2ª. Parte
Sinopse: Martin Scorsese, o famoso diretor ítalo-americano, mostra e comenta os grandes filmes italianos que marcaram sua infância e juventude e influenciaram seu trabalho no cinema.
De Rossellini a Fellini, de Vittorio de Sica a Luchino Visconti, passando por Michelangelo Antonioni. Imperdível para os fãs de cinema este documentário em duas partes.
Dia 11 (sexta feira) – OS BOAS VIDAS
Sinopse: Numa pequena cidade da Itália, cinco jovens amigos são típicos "vitelloni" (inúteis) e vivem uma vida boêmia cheia de bebidas e mulheres. Sem perspectivas de vida, cada um encontra um modo de escapar da monotonia da vida provinciana tentando aproveitar e curtir as aventuras que esse mundo os reserva.
Dia 16 (quarta feira) – A AVENTURA
Dire ção: Michelangelo Antonioni – Itália, 1960
Sinopse: um grupo de seis burgueses entediados (três casais) parte para um cruzeiro a uma ilha inabitada e isolada da Sicília. Uma das moças, Anna, em briga constante com o namorado e com o pai, desaparece. Não se sabe se ela simplesmente foi embora por tédio ou se tentou o suicídio. O filme se deterá na busca à mulher, pelo namorado e uma amiga dela e o impacto que o desaparecimento teve em seus amigos – que é quase nenhum. O cenário, as ilhas, rochas, igrejas, cidades abandonadas e outras maravilhas arquitetônicas e naturais do sul da Itália, são usadas como metáfora visual do vazio existencial das personagens. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1960.
Dia 23 (quarta feira) – O LADRÃO DE BICICLETAS
Direção: Vittorio de Sica – Itália, 1948
Sinopse: Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), desempregado, consegue um emprego como colocador de cartazes. Para conseguir o trabalho, precisa de uma bicicleta, o que o faz penhorar objetos de casa para conseguir adquirir uma, porém sua bicicleta é roubada e, junto com seu filho Bruno (Enzo Staiola), ele a procura por toda Roma. O filme, feito com atores não profissionais. Ganhou o Oscar e o Globo de Ouro em 1950 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, dentre outros prêmios.
Dia 25 (sexta feira) – STROMBOLI
Sinopse: Na Itália do pós-guerra, Karen (Ingrid Bergman), uma lituana, se casa com um pescador, Antonio (Mario Vitale), para deixar de viver em Farfa, um campo de concentração, pois não conseguiu um visto de emigração para a Argentina. Porém a vida na aldeia de Antonio, que fica numa ilha no Mediterrâneo aos pés do vulcão Stromboli, é bastante dura. Karen não consegue se acostumar a isto, fazendo-a entrar em conflito com o marido e a população local. Um dos mais belos filmes de Rossellini.
Dia 30 (quarta feira) - SEDUÇÃO DA CARNE
Di reção: Luchino Visconti
Sinopse: Em 1866, o movimento pela unificação da Itália esta prestes a lançar uma guerra pela libertação da região, então ocupada pela Áustria. Neste cenário turbulento, a Condessa Serpieri (Alida Valli), uma nobre italiana que participa da resistência, apaixona-se perdidamente pelo tenente austriaco Franz Mahler (Farley Granger). Visconti nos apresenta uma história de paixão, traição e vingança, ilustrada pelos temas musicais de Anton Bruckner e Giuseppe Verdi.
HORÁRIO: sempre às 17 horas
PALACETE das ARTES – Rua da Graça, 284
ENTRADA GRATUITA
APOIO: VINTAGE VÍDEOS – Rua Cezar Zama, 180 – www.vintagevideos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário