Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

UM GRANDE TENOR BRASILEIRO



THIAGO ARANCAM (1982)
Italo-Brasileiro, o jovem tenor lirico spinto Thiago Arancam começa seus estudos musicais no Brasil em 1998 na “Escola Municipal de Música” de São Paulo. Bacharel em canto erudito pela “Faculdade de Música Carlos Gomes” de São Paulo, repassa o seu repertorio com o M°Bruno Roccella. Em 2004, vence o “Prêmio Revelação” do V Concurso Internacional de Canto Erudito Bidu Sayão, e è também premiado com o projeto “Bolsa de Estudos VITAE”.
Em Outubro 2004, è convidado a frequentar a conceituada “Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala” de Milão, sob direção da famosa soprano Leyla Gencer, tornando-se o primeiro Brasileiro a ingressar nesta Accademia.
Aqui encontra o atual maestro de tecnica vocal, Vincenzo Manno.
Estreia em concerto lírico no “Teatro Alla Scala” em 27 de Fevereiro de 2005 e participa depois de diversos concertos e produções de opera no “Alla Scala”.
Em 2007 apresenta-se com a “Orchestra Sinfônica do Friuli Venezia Giulia” em quatro concertos de árias de Zarzuela e de canções clássicas Espanholas.
No dia 24 de Junho, diploma-se em “Canto Lirico” no Teatro Alla Scala de Milão.
Recebe, em Bolzano, Italia, o prestigioso premio pela melhor voz lirica emergente 2007/2008, “Premio Alto Adige – Talento Emergente della Lirica 2007/2008”, pela Associação Amigos da Lirica L’Obiettivo de Bolzano.
Em Dezembro, debuta na opera “Le Villi” di G. Puccini, interpretando Roberto.
Em 2008 partecipa de uma tournee nos Emiratos Arabes, com a orchestra da Accademia do Teatro Alla Scala e de dois concertos de grande sucesso com a Orquestra Camerata Brasil de Brasilia, sob a regência do M° Sílvio Barbato. Em Setembro se apresenta na Embaixada do Brasil em Roma, em ocasião das comemorações do dia da Independencia.
Logo depois partecipa do conceituado concurso lirico internacional Operalia, organizado pelo Placido Domingo, onde ganha tres premios: PREMIO ZARZUELA, PREMIO DO PUBLICO e SEGUNDO PREMIO OPERA.
Estreia Don Josè (Carmen) em Novembro, no Washington National Opera (EUA), regido pelo M° Julius Rudel.
Em 2009 debuta Cavaradossi (Tosca) em Frankfurt, Maurizio (Adriana Lecouvreur) em Torino, Radames (Aida) em Sanxay, na França, Pinkerton (Madama Butterfly) em Valencia, sob a batuda do M° Lorin Maazel. Alem disso se apresenta em Londres em um recital em St. John’s (Rosenblatt Recitals) e em Kuala Lumpur em dois concertos de Carmen com a Malaysian Philharmonic Orchestra.

Um comentário:

  1. Thiago.. Te comprimento por tão linda tragetória!!

    Sou presidente da oscip Nação 10- comprometida com intercambio cultural e cultura geral.
    Produzimos e somos empresários de sopranos e tenor da Itália e Russia.
    www.abbalocadora.com.br
    Thiago me encanta você..

    Maria Energina
    presidente da oscip Nação 10.

    ResponderExcluir