sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

MINHA AMIGA KATE

Resultado de imagem para FOTOS DO CAFE-TERRASSE SALVADOR

A Aliança Francesa teve muita importância durante os primeiros anos de minha adaptação à Bahia. Cheguei a fazer parte do comitê, sendo então responsável pelas atividades culturais. 

Foi de minha responsabilidade a Semana do Mamulengo, quando convidamos três companhias francesas, uma sendo a então iniciante e hoje famosa Royal de Luxe. Duas mineiras, incluindo o consagrado Giramundo, e de Salvador as companhias mais significativas, com apresentação no Pelourinho e mesas redondas na Fundação Jorge Amado. O evento, de uma semana, foi considerado pel´A Tarde como um dos mais importantes do ano. 

Tive também a difícil tarefa de contrariar uma tentativa de especulação imobiliária, salvando assim o antigo Hotel Colonial, na Ladeira da Barra, hoje sede da mesma associação franco-baiana. Acabei pedindo meu boné, cansado da política cultural da AF/Paris que me parecia ultrapassada.

Vi passar, na administração do Café-Terrasse, montes de gauleses metidos e locais incompetentes. Ninguém frequentava regularmente o espaço, apesar da vista privilegiada. 
Até chegar, em 2009, minha amiga Kate Alvarez, baiana da gema. Precisou de pouco tempo para formar um público cativo, colocando a Aliança Francesa na agenda dos que queriam almoçar bem a baixo custo e, em fim de semana, curtir um jazz de qualidade ou um chorinho gostoso.

Em 2015 a crise chegaria à Ladeira da Barra. O escritório de Ivete Sangalo fechou, Lícia Fábio foi se hospedar por trás da estranha fachada de ferro de um arquiteto fashion, a Propeg reduziu espaço e pessoal.
 O movimento do Café-Terrasse entrou em ritmo de samba-canção. 
Permanece, porém, reduto dos estudantes, dos funcionários da própria Aliança e dos velhos aficionados. Kate continua, “contre vents et marées” a receber os clientes-amigos de sorriso aberto e eficácia comprovada. Em novembro passado se completaram seis anos de apoio à instituição. 

O Café-Terrasse não merece uma festinha de parabéns?




Um comentário:

Related Posts with Thumbnails