segunda-feira, 7 de setembro de 2015

COMO LAVAR UMA TAPEÇARIA

DO CASTELO DE 
HAMPTON COURT


HAMPTON COURT: O PALÁCIO DE HENRIQUE VIII

Palácio Hampton Court - ala William e Mary
Ala William e Mary
Um pouco da história:
O Palácio Hampton Court começou a ser construído no início do século XVI pelo arcebispo de York, Thomas Wolsey. Em 1520, tornou-se uma das residências de Henrique VIII e suas várias esposas. Quando da morte do Rei, o palácio, que sofrera várias reformas e adições, era um dos mais sofisticados e modernos da Inglaterra.
Palácio de Hampton Court - ala Tudor
Ala Tudor
No final do século XVII,  parte do palácio da era Tudor foi demolida, a pedido do novo casal real, William III e Mary II. Projetada por Sir Christopher Wren (o mesmo da catedral St.Paul’s), uma nova ala para abrigar os aposentos reais foi construída na parte sul e leste de Hampton Court, em estilo barroco. Nesta mesma época, os jardins também foram refeitos.
Hampton Court deixou de ser residência real em 1760, e foi aberto ao público pela Rainha Vitória durante seu reinado.
Principais atrações:
As cozinhas dos Tudors:
Palácio de Hampton Court - cozinhaImagine o que era, em 1530, alimentar uma corte de mais de 600 pessoas. Nem fósforo havia na época! Pois então, as cozinhas do Palácio ocupavam 55 salas, e empregavam 200 pessoas, funcionando 24 horas por dia. Hoje a gente pode ter um gostinho de como era esta parte essencial da vida na corte, visitando o maior exemplar de uma cozinha renascentista ainda existente na Europa. As cozinhas ocupam quase todo o primeiro andar do palácio e esta foi, para mim, a parte mais interessante da visita guiada.
A visita ainda inclui, entre outros, os apartamentos reais de Henrique VIII, o Great Hall, onde estão expostas tapeçarias narrando a história de Abraão, e a Capela Real, uma linda construção continuamente usada como capela há quase 500 anos.
Os jardins e o labirinto:
Palácio de Hampton Court - labirintoEstive em Hampton Court no auge do inverno (janeiro) e mesmo assim achei os jardins impressionantes.  São vários jardins, de diferentes épocas, mas a parte denominada “Privy gardens” foi completamente restaurada e tem hoje a aparência que tinha em 1702, com canteiros simétricos, típicos dos jardins dos palácios franceses. Veja o mapa dos jardins.
O labirinto de arbusto (the maze) é bem divertido, e um bom programa para quem está com crianças. Nós ficamos perdidos uns 40 minutos para encontrar o centro e voltar à saída.
Uma atração a parte é o rinque de patinação no gelo que, nos meses do inverno quando é montado, atrai muita gente para Hampton Court.
Como chegar
Palácio Hampton Court está às margens do Tâmisa, no sudoeste de Londres, zona 6 do transporte público.
Pegue o metrô para a estação Waterloo (linha Northern). Ao subir as escadas rolantes, você estará dentro da estação de trem de Waterloo. Dirija-se a um guichê e compre sua passagem para a estação Hampton Court, juntamente com o ingresso para visitar o palácio (joint ticket).  Dessa forma você economiza £2,50 no ingresso. A passagem mais barata de ida e volta custa £7,50 (Travelcard Off Peak). Se você já tem um Travelcard válido para as zonas 1-2, compre apenas a “Extension” para a zona 6. Você pode também aproveitar a promoção 2for1, explicada aqui.
Trens diretos partem a cada meia hora. A viagem leva 35 minutos e a estação de Hampton Court fica a 200 metros do palácio, é só atravessar a ponte (veja o mapa aqui).
Palácio de Hampton Court - jardins
Parte dos jardins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails