terça-feira, 7 de julho de 2015

RIO DE JANÔ

Sobre 'Rio de Jano'

A editora Casa 21 foi criada em maio de 1999, quando o predomínio no Brasil do quadrinho besteira comercial era ainda maior do que hoje, para desenvolver atividades culturais relacionadas à linguagem da Nona Arte.

A mente que teve a ideia de criar a Casa 21, a de Roberto Ribeiro, que conhece tudo em termos de quadrinhos autorais, convidou, em forma sequencial,  artistas que NÃO residiam em várias localidades do Brasil, inclusive mestres de outros países, para mostrar seu olhar 'estrangeiro' sobre elas, na hoje mítica coleção Cidades Ilustradas.

O lançamento foi em Belo Horizonte, em dezembro de 1999, com a realização do I Festival Internacional de Quadrinhos. O Festival também foi criado por Roberto, com algum apoio de gente da prefeitura de lá.


Jano (pronuncia-se Janô), um expoente dos quadrinhos puramente 'alternativos' do mundo franco-belga, foi recebido por vários cicerones em sua vinda ao Brasil, inclusive pelo escritor Zuenir Ventura. Desse acompanhamento de perto, saiu 'Rio de Jano', o álbum que retrata de forma afetiva (não há nada de ofensivo) os trejeitos e jeitos dos cariocas em forma de simpáticos bichos, iu seja é um making-off. A única obra de quadrinhos na América Latina a receber um filme sobre a sua feitura.



A iniciativa é de Marko Ajdaric, 
humorista e cronista de cultura do SINDIEMD-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails