Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

TURISMO EM SALVADOR

Prefeitura divulga informação incorreta sobre turismo em Salvador

Segundo dados disparados por e-mail e replicados pela imprensa, Ministério do Turismo apontariam Salvador como destino turístico mais desejado para o verão; fato foi negado pelo Ministério

 
Por Victor Longo



Diferente do divulgado pela Prefeitura de Salvador à imprensa, não consta na pesquisa Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo, a informação de que Salvador seria a cidade mais desejada pelos turistas brasileiros para este verão. O Ministério do Turismo informou à [B+] via assessoria de imprensa que a última vez que um ranking semelhante com as cidades mais desejadas foi publicado foi em 2012. 

A pesquisa mostra apenas o percentual de intenção de viagem por região. Nesse recorte, o Nordeste é o local mais desejado, com 46%, seguido do Sudeste (25,8%), Sul (17,5%), Norte (7,8%) e Centro Oeste (2,9%), mas não há qualquer comparação incluindo os destinos por cidade. A prefeitura divulgou um release à imprensa com entrevistas a lideranças empresariais do trade turístico, como Paulo Gaudenzi (Sheraton Hotel da Bahia), José Alves (Associação das Agências de Viagens) e Silvio Pessoa (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes) repercutindo a suposta notícia.

Em vez da informação divulgada, a Sondagem do Consumidor de novembro de 2014 mostra que Salvador foi uma exceção entre os municípios pesquisados, mas na intenção revelada pelos próprios moradores da cidade consultados de viajar nos próximos seis meses. Enquanto os outros seis registraram intenções positivas de viagem por parte dos habitantes ouvidos, a capital baiana registrou queda.

"A comparação entre as intenções positivas de viagem apuradas em novembro/2013 com as de idêntico mês de 2014 revela majoração em seis das sete capitais pesquisadas", diz a pesquisa. Em seguida o estudo mostra as variações: "Belo Horizonte, de 40,2% para 42,8%; Brasília, de 43,6% para 44,2%; Porto Alegre, de 39,4% para 44,4%; Recife, de 22,6% para 24,9%; Rio de Janeiro, de 24,4% para 28,6%; e São Paulo, de 31,7% para 33,4%". A sondagem aponta que Salvador "constitui exceção", registrando queda de 36,6% para 33,9%.

Construindo um ranking a partir das intenções de viagem, que não apresentam qualquer recorte específico para o verão, conforme divulgado pela prefeitura e amplamente reproduzido pela imprensa. Consultada pela [B+], a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que a informação havia sido divulgada por fontes vinculadas ao trade turístico.

Dois dos três empresários do Turismo que foram entrevistados pela prefeitura negaram a informação. "Não fui eu que falei. Fiquei sabendo da notícia. Confesso que achei que vinha do Ministério do Turismo, mas me ligaram para perguntar e eu fiz o comentário", disse Silvio Pessoa. "Eu não tenho nenhuma informação do Ministério do Turismo. Se eu respondi algo sobre essa pesquisa, isso foi estimulado", disse José Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário